quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Social Media: mudou o comportamento. Mas e o consumo de mídia, mudou?

Quando buscamos por social media encontramos, obviamente em um site de social media, a definição: “Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos”. É assim que é definida pela Wikipedia. Nota-se, portanto, que só pela fonte se trata mesmo de mídia em redes sociais, já que são informações fornecidas pelos próprios usuários, disponíveis e sem vínculos com a empresa ou site, de fornecer conteúdo onde outros poderão encontrar as mais variadas formas de definições e esclarecimentos.

Percebemos vários tons, de diferentes classes na rede, vindas de: consumidores, investidores, voluntários, empregados, fãs, críticos, competidores, assim como de qualquer pessoa com acesso à internet que queira compartilhar uma opinião, o que demonstra a socialização da informação; portanto resta às empresas administrarem o que é falado delas, de forma planejada e organizada, uma vez que não há controle do que é falado, nem tampouco uma censura com relação à forma.
Podemos fatiar os diversos graus e níveis de colaboração em vários segmentos, mas notamos que todos são de alguma forma colaborativos e me perdoem se me esquecer de algum, mas conforme escrevo já devem ter mais alguns surgindo na rede.


São eles: Comunicação por meio de Blogs (Blogger e Wordpress); Microblogs (Twitter e Pownce); Redes Sociais (Orkut, Facebook, LinkedIn e MySpace); Eventos (Upcoming); Colaboração por wikis (Wikipedia); Agregadores de sites (StumbleUpon); Notícias (Digg, Reddit, EuCurti e Rec6); Opiniões (Epinions); Multimídia (Flickr, Zooomr, YouTube e Vimeo); Transmissões ao vivo (Justin.tv); Músicas/áudios (imeem, Last.fm e Jamendo) e Entretenimento (Second Life, Habbo, Miniclip.com e MMO- Massively Multiplayer Online Game - World of Warcraft).


Com essa vasta possibilidade de sites de mídia social entendemos o que atrai dois terços de toda a população global, que está online e que totalizam 1.5 bilhão de pessoas. Na América Latina são 160 milhões de usuários, segundo dados do Target Group Index América Latina.

A mídia social já é a quarta categoria online mais popular do mundo, de acordo com dados da Nielsen Online Study mar/09.


O crescimento das redes sociais ultrapassa o dos sites busca e portais e o primeiro em envolvimento, já que a média de navegação por pessoa ultrapassa atividades como sites de busca, o que torna a rede social no Brasil é o 1 º em média de tempo de navegação por pessoa, nos locais de trabalho e casa (NetView Nov/09) é de 04:12:48 em redes sociais contra 01:09:04 por sites de busca, sendo que dentro deste tempo 71% leem blogs!

Quando pensamos em métricas e ferramentas que nos possibilitam rastrear e entender as comunidades percebemos como é de fundamental o monitoramente na rede, o que torna uma estratégia essencial para poder responder às comunidades, seja de forma clara e objetiva, como uma ação de call center, como se utilizam diversas empresas brasileiras e americanas, assim como de uma forma subjetiva ou de viralização, como também são encontramos muitos clientes agindo de forma viral e contratando agências e empresas especializadas para fomentar este tipo de ação.

É bom notar que estas métricas são diferentes de outras utilizadas na mídia online, apesar de haver certa familiaridade entre elas. Começ ando, temos a Audiência (visitantes, pageviews, volume de reviews e comentários, número de indivíduos comentando e dispersão - links relacionados), o Engajamento (sentimento de reviews e comentários, afinidade com a marca, influência do comentarista, tempo online, favoritos, amigos e fãs, conteúdo viral distribuído e número de downloads/instalações) e há também os Insights (pedidos de compra, novos negócios, satisfação do consumidor/lealdade e eficiência de marketing).


Por exemplo, uma marca tem uma fanpage no Facebook, onde ela convida seus fãs para a pré-venda de um lançamento e conta também para os seguidores no Twitter. Isso faz os consumidores comprarem e contem para a sua rede de contatos sobre a experiência; pois o oposto também pode acontecer, de forma espontânea, mas pouco publicitária, onde uma loja faz uma promoção, eu compro e tenho uma boa experiência. Publico em minha conta no Facebook conectada à minha conta no Twitter e toda nossa rede de contatos fica sabendo da promoção, que já passou.

Ou seja: podemos ser pró-ativos e nos beneficiarmos disso ou sermos reativos e torcermos para que esta seja uma boa experiência e reflita positivamente em nossa rede de contatos.


Fica aí a dica!


Cris Rother é presidente do Comitê de Métricas do IAB Brasil e diretora executiva do IBOPE Nielsen Online.


FONTE: Artigo publicado pela diretora executiva do IBOPE Nielsen Online, Cris Rother, no jornal Propaganda & Marketing, em 8 de fevereiro de 2010

Na seção: IBOPE Nielsen Online,Notícias - Área: Artigos
Data de publicação: 08/02/2010

--GENTILMENTE CEDIDA POR  ADRIANA KNUST--

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Unidos da Tijuca é campeã no Rio após 74 anos

Encerrando um jejum de 74 anos, a Unidos da Tijuca foi a grande campeã do desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Terceira escola mais antiga do Rio, a agremiação tinha apenas um único título em sua história, conquistado no longíquo ano de 1936.
A Unidos da Tijuca já havia conquistado o Estandarte de Ouro do jornal O Globo por quatro vezes nos últimos anos, mas sempre ficava pelo caminho nas mãos dos jurados da Liga das Escolas de Samba. Desta vez, porém, a agremiação confirmou as expectativas e faturou seu primeiro campeonato na Marquês da Sapucaí.
Com o enredo "É Segredo!", a Unidos da Tijuca, do carnavalesco Paulo Barros, levou para a Sapucaí 3,8 mil passistas. A Rainha da Bateria foi a apresentadora Adriane Galisteu. O curioso é que o enredo foi sugerido por um adolescente de 14 anos pelo Orkut. A ideia era contar a história dos mistérios da humanidade. O que mais chamou a atenção foi a comissão de frente, que fez truques de ilusionismo - as passistas trocavam de roupa num piscar de olhos a cada 2 minutos...


Veja a classificação geral das Escolas de Samba no Rio de Janeiro:
1) Unidos da Tijuca - 299,90
2) Grande Rio - 299,40
3) Beija-Flor - 299,20
4) Vila Isabel - 298,10
5) Salgueiro - 297,90
6) Mangueira - 297,60
7) Mocidade Independente - 296,10
8) Imperatriz Leopoldinense - 295,80
9) Portela - 295,20
10) Porto da Pedra - 294,00
11) União da Ilha - 293,80
12) Viradouro - 290,50

Regra para vender remédio entra em vigor, mas liminar libera grandes redes

As novas regras para a comercialização de medicamentos no Brasil entram em vigor nesta quinta-feira (19), mas as grandes redes de drogarias têm liminares (decisões judiciais provisórias) que as liberam de cumprir as principais determinações.

RESOLUÇÃO DA ANVISA
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que estabelecimentos farmacêuticos coloquem medicamentos que não precisam de prescrição médica atrás do balcão, fora do alcance do consumidor.
Isso vale para analgésicos e antitérmicos, por exemplo.

Pelas novas normas, os estabelecimentos também não podem vender itens ou prestar serviços "alheios" à atividade, como comercializar brincos e doces ou atuar como correspondentes bancários.

De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), as 28 redes associadas à entidade - que, juntas, têm 2,6 mil lojas no país e vendem quase 40% da produção da indústria farmacêutica -, estão liberadas de cumprir as novas normas. Entre essas redes, estão empresas como Droga Raia, Drogaria São Paulo e DrogasMil.
"O entendimento é um só. A Anvisa não tem competência para baixar tais determinações. Ela é uma autarquia federal e não tem poder de legislar. Nenhuma lei proíbe farmácias de vender produtos de conveniência no país”, afirma Sérgio Mena Barreto, presidente da Abrafarma.
A Anvisa informou que já conseguiu derrubar três liminares pelo país que prejudicavam as novas regras e que entrou com recurso contra outras sete decisões, entre as quais a da Abrafarma. Além disso, a agência afirmou que esses estabelecimentos não estão isentos da fiscalização, uma vez que as liminares são parciais e só os desobrigam colocar os medicamentos atrás do balcão e de vender produtos alheios ao ramo de atividade.


INTERNET TAMBÉM É ALVO
A resolução também regulamenta a venda de remédios pela internet. Para remédios que exigem prescrição, será preciso apresentar a receita, mesmo que por fax ou e-mail.
De acordo com a resolução, remédios tarja preta não poderão ser comercializados pela internet, mas só diretamente nos estabelecimentos. As drogarias e farmácias também não poderão oferecer serviços que não se relacionem com a atividade.
Segundo a Anvisa, quem descumprir itens da resolução pode ser multado de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, ter mercadorias apreendidas e até o alvará cancelado.

O diretor do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo Pedro Menegasso disse em entrevista que também espera a cassação das liminares.
"Alguns obtiveram uma liminar parcial que anula duas partes da resolução. Desobriga de colocar produtos isentos de medicação para dentro do balcão e permite que se venda produtos alheios na loja. Alguns juizes entenderam que sim [que essas práticas devem ser permitidas]. Mas é uma coisa bem precária que provavelmente será cassada."
Para Menegasso, do conselho regional, as novas regras da Anvisa são adequadas. "Cria condições para que a pessoa, ao frequentar uma farmácia, frequente um estabelecimento comprometido com a saúde e não um comércio."

O diretor do conselho afirma ainda que a medida não proíbe que as pessoas comprem nas farmácias o medicamento isento de prescrição. "Só indica que a pessoa seja orientada. (...) Toda farmácia deve ter um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento. Se isso não estiver sendo cumprido, a farmácia deve ser denunciada ao conselho de farmácia de seu respectivo estado."

Alimentos e Perfumaria 
A resolução da Anvisa determina ainda que só podem ficar nas gôndolas, com livre acesso, produtos fitoterápicos e de perfumaria. Alimentos, só os funcionais, como a granola ou o leite em pó.
As farmácias também devem ter um espaço próprio para prestação de serviços como medição de pressão e do nível de açúcar no sangue.

FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1494520-5598,00-REGRA+PARA+VENDER+REMEDIO+ENTRA+EM+VIGOR+MAS+LIMINAR+LIBERA+GRANDES+REDES.html

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Nuzman diz em Vancouver que Rio já tem importantes progressos para 2016

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, afirmou nesta quinta-feira em Vancouver (Canadá), após apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) um relatório do Rio de Janeiro, que a cidade já apresenta importantes progressos, 132 dias após a conquista do direito de organizar as Olimpíadas de 2016.

Há 65 milhões (de jovens) no Brasil e 180 milhões em toda a América do Sul. Queremos ver como o esporte muda a vida de tantas famílias. E também achamos que a transformação do Rio Janeiro é um dos principais objetivos.

Sobre as infraestruturas necessárias para o Rio 2016, Nuzman assinalou que estão sendo feitos significativos progressos e destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destinou US$ 167 milhões (R$ 309,8 milhões) para planejar o Parque Olímpico e a construção de um novo laboratório antidoping!


Nuzman também se referiu ao transporte e garantiu que estão sendo feitos "grandes progressos em relação às promessas apresentadas em nossa candidatura, incluindo a conexão das duas linhas de metrô da cidade".
O presidente do COB acrescentou que o orçamento do Comitê Organizador do Rio 2016 é de US$ 2,8 bilhões (R$ 5,2 bilhões), enquanto outros US$ 11,6 bilhões (R$ 21,5 bilhões) que não passam pela organização também serão investidos para contribuir com este Evento de importância mundial.

FONTE: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Olimpiadas/0,,MUL1487640-17698,00-NUZMAN+DIZ+EM+VANCOUVER+QUE+RIO+JA+TEM+IMPORTANTES+PROGRESSOS+PARA.html

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Anatel proíbe torpedo não solicitado

Anatel proíbe operadoras de enviar mensagens não solicitadas -



Agência atendeu recomendação do Ministério Público Federal.


Medida valerá a partir de maio.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atendeu a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e proibiu as operadoras de telefonia celular de encaminhar mensagens não solicitadas a seus clientes. A medida valerá a partir de 1º de maio. A informação foi dada pelo MPF, mas a Anatel não se pronunciou sobre o assunto.




A partir da mesma data, os contratos de clientes de telefonia móvel deverão ter a opção para não receber publicidade indesejada no celular. As cláusulas devem ser redigidas de forma clara, em letras grandes (corpo 12, no mínimo) e acrescidas de um campo onde o usuário deverá assinalar se deseja ou não receber tais mensagens.



A Anatel informou ao MPF que no dia 25 de janeiro enviou a todas as operadoras de serviço móvel ofício circular informando as novas exigências às empresas.
Nos contratos antigos, os clientes que não quiserem mais receber as mensagens publicitárias deverão entrar em contato com suas respectivas operadoras e manifestar seu desejo de não mais receber mensagens publicitárias em seus telefones celulares.


Para o procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação, o cliente tem direito à privacidade e deve ter a possibilidade de escolher se quer receber ou não mensagens em seu aparelho. Segundo ele, o Ministério Público vai verificar se as operadoras cumprirão as determinações da Anatel.

FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1486675-9356,00-ANATEL+PROIBE+OPERADORAS+DE+ENVIAR+MENSAGENS+NAO+SOLICITADAS+DIZ+MPF.html

Globo leva Blog da novela para Internet

Criada no contexto da novela "Viver a Vida", página "Sonhos de Luciana" ganha espaço no portal Globo.com



A TV Globo misturou ficção e vida real e abriu espaço para que os internautas participem da trama Viver a Vida, que ocupa a faixa de horário das 21h da emissora. No capítulo dessa última terça-feira, 9, a personagem Luciana (interpretada pela atriz Alinne Moraes) ganhou de presente um blog, para relatar as suas emoções e impressões sobre o seu cotidiano na internet.


A partir desta quarta-feira, 10, o mesmo blog apresentado no capítulo da novela já está disponível para os internautas de todo o país por meio do portal Globo.com (clique aqui para acessar). Chamada de "Sonhos de Luciana", a página conta com relatos escritos pela própria personagem e abre espaço para comentários e sugestões dos leitores. Fotos da atriz também ilustram a página.


No universo da trama de Manoel Carlos, o blog de Luciana foi criado por sua irmã Mia (vivida pela atriz Paloma Bernardi), como uma forma de estimular a modelo - que, na novela, ficou tetraplégica após um acidente de ônibus - a compartilhar suas emoções com os internautas e narrar cada progresso, dificuldade e vitória que enfrentará durante a sua fase de recuperação.


O primeiro post do blog tem o título de "Bem vinda, Luciana" é assinado pela personagem Mia. No texto, a garota diz que espera que irmã use o blog para depositar a sua sensibilidade e seus sonhos. Vários elementos da novela também entraram no espaço virtual. Há algumas semanas, a trama mostrou um ensaio fotográfico que a personagem Luciana fez. No blog, as fotos dessa seção já ilustram o primeiro post. O segundo texto - já narrado pela própria personagem Luciana - comenta sobre a infecção urinária que a acometeu nos últimos dias, tal como foi mostrado na novela.




Navegue no blog da Luciana: http://www.sonhosdeluciana.com.br/

A estratégia da Rede Globo é mais uma tentativa de atrair atenção para a trama do horário nobre e tentar aumentar a audiência de Viver a Vida que, de acordo com os dados do ibope, é uma das mais baixas já registradas em uma novela das 21h da emissora.


FONTE: http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=Globo_leva_blog_da_novela_para_a_web

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Beyonce faz uso de multimidia em Tour no Brasil

Depois de agitar Florianópolis e São Paulo, chegou a vez de Beyoncé levar o público carioca à loucura...

Assista ao lado ao vídeo de Beyoncé cantando:

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1480400-9798,00-EU+AMO+O+BRASIL+DIZ+BEYONCE+EM+SEU+PRIMEIRO+SHOW+NO+RIO.html



"Oi, Rio!", disse ao cumprimentar a plateia em português.

Em seguida, Beyoncé cantou o hit "Crazy In Love", o primeiro single de sua carreira solo.


Durante a apresentação, Beyoncé chegou bem perto da plateia, olhou para os dois lados, e elogiou o público brasileiro. "Estamos nessa turnê há tanto tempo, mas nenhum lugar é como esse. Estou muito feliz de estar aqui", disse.

Irreverente, ela colocou a mão nas partes íntimas, como fazia Michael Jackson durante seus shows, ao cantar a música "If I Were a Boy". Ainda em homenagem ao rei do pop, Beyoncé disse: "Se você foi tocado pela magia de Michael, coloque suas mãos para o alto." Em outro momento, Beyoncé desceu do palco e cumprimentou o público que estava na grade com apertos de mão.

Cantando "Halo", a diva americana encerrou a apresentação agradecendo à cidade. "Rio de Janeiro, foi um prazer estar aqui com vocês. Foi maravilhoso! Eu sou de vocês."



Sem enrolation: Cante o sucesso 'Single Ladies' junto com Beyoncé em um karaokê com a letra da canção:

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1479303-9798,00-SEM+ENROLATION+CANTE+O+SUCESSO+SINGLE+LADIES+JUNTO+COM+BEYONCE.html