sexta-feira, março 12, 2010

“Power Bom Dia!”: Marketing Viral Excelente ou Péssimo?

“Power bom dia”: Marketing Viral Excelente ou Péssimo?

No dia seguinte, falando com um amigo meu ao telefone, descubro que fui vítima da promoção de marketing na internet “Power Bom Dia” do Sucrilhos (Kellog´s).

Marketing Viral power bom dia
Marketing Viral power bom dia
Como funciona esta ação de Marketing Digital integrada?
1 - Você entra no site e é direcionado para o formulário da promoção, que pergunta “Escolha por quem você quer ser acordado”.
2 - No formulário você também deve digitar o horário do “despertador”, o seu telefone, nome e e-mail.
3 - Depois de confirmar, o seu despertador virtual está pronto e o sistema ligará para o telefone informado na hora combinada.
Formulário da ação de Marketing Viral
Formulário da Promoção de Marketing Viral power bom dia

Eu não consigo ainda entender se esta foi uma ação de marketing viral do Sucrilhos ou se é parte de uma ação de marketing de relacionamento online.
No caso de uma ação de marketing de Relacionamento
Qualquer profissional competente de Marketing Online poderia ter diagnosticado, com alguns minutos de reflexão, as seguintes observações / problemas no planejamento da ação promocional:
  • Se eu pretendo focar no relacionamento com o cliente, porque não usar a verificação de e-mail (enviar um link de ativação para o e-mail informado) e aproveitar para melhorar a qualidade da minha base?
  • Seria impossível prever que diversos usuários se aproveitariam da falta de controle no envio das mensagens por telefone para realizarem brincadeiras e trotes com os conhecidos?
  • A má utilização do serviço não poderia, de alguma forma, arranhar a imagem da marca?
No caso de uma ação Marketing Viral
Se essa ação foi pensada para se tornar um Marketing Viral, realmente foi uma das idéias mais originais que presenciei nos últimos tempos. Realizar um disfarce de “acorde você mesmo” para, na verdade, ser um centro de “brincadeiras” pode ser considerado polêmico e criativo.
No meu caso, posso afirmar que através da minha rede de conhecidos, pelo menos 100 acessos novos foram realizados ao hotsite da promoção, contando com diversos disseminadores da ação de Marketing Viral.
Será que vale a pena aumentar exponencialmente o número de visitas a troco de uma associação negativa à marca como “Sucrilhos me fez perder o sono”? Ou será que na cabeça dos clientes, Sucrilhos poderia estar associado a “Sucrilhos me proporcionou uma brincadeira engraçada com meus amigos”.
Para mim, a repercussão da ação de Marketing Viral / Marketing de Relacionamento não está clara ainda, sendo necessária uma pesquisa com a base de dados participante para chegarmos a uma conclusão satisfatória.
Ainda vale a máxima de “falem mal, mas falem de mim” ?

Nenhum comentário: