quinta-feira, novembro 26, 2009

MARKETING DIGITAL















































LOJAS AMERICANAS

Site: http://www.americanas.com/

Histórico:
Quatro imigrantes americanos em direção a Buenos Aires com o intuito de abrir uma loja de produtos muito baratos (o que seria comparado às lojas de R$ 1,99, muito populares na década passada) e que acabaram vindo parar no Rio de Janeiro e abrindo uma loja de produtos diversos mirando em funcionários públicos com renda estável, mas baixa.
Essa é a história do início das Lojas Americanas, fundada em 1929 em Niterói – RJ, uma das redes de lojas de departamento mais bem-sucedidas do Brasil.
Hoje em dia é difícil não encontrar uma filial das lojas americanas. Em todos os centros comerciais do país, em quase todos os Shoppings Centers, seja onde for, sempre tem uma lojas americanas, com certeza.
Seguindo o sucesso do negócio offline, em 1999 as Lojas Americanas lançaram sua operação online, a americanas.com. Hoje é sempre uma opção interessante comprar online nas Lojas Americanas. A loja vende de tudo, desde eletrodomésticos, eletrônicos, até DVDs e produtos de informática.
O site das lojas Americanas existe desde 1999 e é hoje o segundo maior site de e-commerce do Brasil, superado apenas pelo submarino, que faz parte do mesmo grupo, a B2W.
O site funciona contento no que tange ao processo de compra. Cadastro, colocar produtos no carrinho, checkout, pagamento, tudo isso é muito bem resolvido, embora não totalmente simplificado. Segue bastante o padrão do e-commerce brasileiro em geral, nada que seja digno de destaque extra.
Em 2006 as Lojas Americanas compraram o então maior site de e-commerce do Brasil, o Submarino. Com isso formaram um holding chamado B2W que hoje inclui também a rede de locadoras de vídeo Blockbuster, que teve seus pontos de venda transformados em Americanas Express.
Uma história de sucesso, com certeza. História da criação de um “monstro”, de uma rede de lojas que faz parte da vida da maior parte dos brasileiros, assim como as Casas Bahia.

Missão:
“Ajudar as pessoas a melhorar continuamente a sua qualidade de vida, provendo-lhes acesso a produtos de qualidade, com o melhor atendimento e serviços, poupando-lhes tempo e dinheiro."

Visão:
“Ser a melhor empresa de varejo do Brasil.”
A melhor empresa consiste em :
• Sermos considerados pelos clientes como a melhor opção de compras no Brasil;• Sermos considerados pelos acionistas / investidores como o melhor retorno no segmento;• Sermos uma excelente opção de desenvolvimento profissional no setor de varejo;• Sermos um excelente canal de distribuição para os nossos fornecedores.




Produtos e Serviços
O que oferecemos?
Junto com nossa variada seleção de produtos, oferecemos ampla gama de funcionalidades e serviços através dos múltiplos canais de venda:

I - Venda a Consumidores - Variedade e Confiança
Os consumidores dispõem de várias maneiras para se relacionar com a Americanas.com::
- Internet: www.americanas.com.br
Através desse canal de venda, o cliente pode:
Pesquisar todo o sortimento de produtos, através de ferramentas de busca que localizam o que for preciso por marca, título, preço, faixa etária, autor, de forma rápida e eficiente, pesquisando todo o site ou apenas a categoria.
Navegar em nossas categorias de produtos ou conferir diretamente os lançamentos e promoções.
Cadastrar-se para receber e-mails semanais com promoções e ofertas exclusivas.
Comprar vale-presentes.
Revelar fotos, comprar ingressos, recargas de celular, ringtones e música digital.
Consultar prazos de entrega.
Tirar dúvidas, fazer sugestões, elogios ou reclamações sobre nossos produtos e serviços em nossa central de atendimento.

- Central de Televendas:
4003-1000 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou ou 023 11 4003-1000 (demais localidades), Atendimento 24h. Através desse canal de venda, o cliente pode:
Tirar dúvidas sobre produtos, preços, prazos de entrega.
Fazer compras dos produtos disponibilizados na loja virtual.



- Quiosques Americanas.com em Lojas Físicas: confira aqui a loja mais próxima de você. Através desse canal de venda, o cliente pode:
Pesquisar todo o sortimento de produtos, através de ferramentas de busca que localizam o que for preciso por marca, título, preço, faixa etária, autor, de forma rápida e eficiente, pesquisando todo o site ou apenas a categoria.
Navegar em nossas categorias de produtos ou conferir diretamente os lançamentos e promoções.
Cadastrar-se para receber e-mails semanais com promoções e ofertas exclusivas.
Comprar vale-presentes.
Revelar fotos, comprar ingressos, recargas de celular, ringtones e música digital.
- Consultar prazos de entrega.
Tirar dúvidas, fazer sugestões, elogios ou reclamações sobre nossos produtos e serviços em nossa central de atendimento.

II - Venda a Empresas - Soluções Completas
http://www.americanas.com.br/b2b
Empresas procuram a Americanas.com e-services para:
Programas de Fidelidade.
Programas de Incentivos para seus funcionários.
Compras em grandes volumes e necessidades do escritório.
Serviços de e-commerce.de fidelidade, de premiação, incentivos e vendas corporativas, oferecendo soluções e serviços com o mesmo nível de excelência que nos consagra líder no segmento B2C.
Americanas.com Comércio Eletrônico é uma Sociedade Anônima (S.A.), focada em comércio varejista, através de internet, telefone, catálogo, televisão e outros canais e serviços.




Períodos de Sazonalidade:
Os períodos em que ocorrem os maiores faturamentos ao longo do ano para a Empresa são: Natal, Páscoa, Dia das Crianças, Volta às Aulas e Dia das Mães.


Web-site de comércio eletrônico: http://www.americanas.com/Funcionalidade: Site que proporciona facilidade ao procurar determinado produto, tendo um espaço visível para cada departamento, e tendo espaço para serviços, por exemplo, a lista de casamento, dispensando a necessidade da presença do cliente para consultar ou fazer sua lista.Usabilidade: Expõe os produtos que estão em oferta, dando informações sobre o mesmo. Informa ainda sobre formas de pagamento. Caso de dúvidas tem no site como o cliente deve proceder, ou pelo telefone que é informado no site.Navegabilidade: Para o usuário navegar nesse site, não há dificuldades, pois suas opções de produtos e serviços são bem expostas na página, no entanto requer atenção, pois há menu que requer clique seguido de cliques até chegar onde se quer.






“Apesar de ser um site que o usuário tem facilidade em encontrar um produto, pois são separados por setor, mas se o cliente for um pouco mais profundo, tendo uma procura por um produto de marca específica, a busca se torna um pouco demorada, pois o site ilustra os produtos, porém de diversas marcas, então é necessário perder um tempo maior na pesquisa devido a isso”.


PROJETO ELABORADO POR:
Jessica G. Linhares
Paulo Ricardo

Nenhum comentário: