Este Blog pertence ao curso de graduacao em Marketing da Universidade Estácio de Sá - Campi: Centro I, Nova America e Conteudo para EAD Nacional para fins de publicacoes ligadas as nossas acoes semestrais. Agradecemos antecipadamente a atencao dispensada, Profa.Rianelli. Contato: universidade.rj@globo.com
quinta-feira, novembro 24, 2011
Varejo on-line faz 'Black Friday' no Brasil nesta sexta, dia 25
Começou à 0h desta sexta-feira (25 de novembro) e dura até a 0h do sábado (26) a versão brasileira da Black Friday, realizada pelo segundo ano consecutivo por lojas na internet e em alguns estabelecimentos físicos.
Na ação, inspirada na tradicional data americana, as lojas prometem oferecer grandes descontos, por 24 horas. Este ano, mais de 50 varejistas prometem descontos de até 90%, de acordo com o organizador do evento, o site Busca Descontos. A expectativa da organização é a de alcançar R$ 15 milhões em vendas, ante os R$ 3 milhões registrados na edição passada!
Na internet, participarão da promoção conjunta as lojas virtuais Americanas.com, Submarino, Shoptime, Comprafácil, Dafiti, Dell, Magazine Luiza, Saraiva, Fnac, Apple, Extra, Ponto Frio, Nokia e Walmart. No Extra, as promoções acontecerão também nas lojas físicas.
O QUE É A 'BLACK FRIDAY'
NOS EUA NO BRASIL
QUANDO: Sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças Desde 2010, na mesma data da americana.
DURAÇÃO: 24 horas (da 0h à 0h) 24h (da 0h à 0h, mas não é regra)
ONDE: Internet e lojas físicas Mais de 50 lojas virtuais - o Extra terá descontos nas lojas físicas
RECEITA EM 2010 US$ 648 milhões (quase R$ 1,2 bilhão) R$ 3 milhõe
Haverá descontos em produtos como brinquedos, vestuário, calçados, eletrônicos e eletrodomésticos.
A advogada Maria Inês Dolci, da associação de defesa do consumidor Pro Teste, alerta: é preciso pesquisar antes de comprar, para ver se o desconto realmente vale a pena.
“É preciso ter ideia do preço antes da promoção. Às vezes no meio [das ofertas] entram produtos que têm pouco desconto, pouca vantagem”, avalia.
Como participar
A maior parte das ofertas da promoção estará no site Busca Descontos, mas não é regra: alguns participantes poderão "guardar" descontos exclusivos para os sites de suas próprias marcas. Todos os produtos com descontos estarão disponíveis nas lojas virtuais das redes varejistas.
O cadastramento no site Busca Descontos, segundo o organizador, não é obrigatório para ver as ofertas. Devem se cadastrar somente os interessados em participar de sorteios promovidos pelo site.
CUIDADOS PARA NÃO ERRAR NA COMPRA
PESQUISE PREÇOS E MODELOS
Evite comprar por impulso, verifique a garantia, o modelo e se o preço e a forma de pagamento dos produtos realmente valem a pena.
VERIFIQUE SE A LOJA É SEGURA
Procure a identificação da loja: razão social, CNPJ, endereço, telefone, email e a segurança da página na internet
AVALIE O PRODUTO
Analise a descrição do produto, compare com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar funções e certifique-se que ele supre sua necessidade
NA WEB, ESCOLHA UMA SENHA SEGURA
Evite senhas que já são utilizadas em outros sites, datas de aniversário, sequências numéricas ou alfabéticas
PRAZO E TAXA DE ENTREGA
A data e o período de entrega devem ser especificados. Verifique o valor do frete e a política de troca e devolução dos produtos
GUARDE COMPROVANTES
Imprima e guarde todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido
FONTE: Busca Descontos; Procon e Pro Teste
Vendas pela internet
De acordo com Pedro Eugênio, diretor do Busca Descontos, cada loja entra com a quantidade de ofertas que quiser. "Se cada loja entrar com no mínimo 20, 30 produtos, teremos 2.000 ofertas". De acordo com Eugênio, há, ainda, a possibilidade de novas lojas aderirem aos descontos na própria sexta-feira.
Ainda incipiente no Brasil, a Black Friday é tradicional nos EUA, onde acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, a fim de limpar os estoques para as festas do final de ano.
Na versão americana, a data é marcada por grandes filas nas lojas e megapromoções. Os descontos promovidos pelo varejo americano no último 'Black Friday', em 26 de novembro do ano passado, geraram US$ 648 milhões (quase R$ 1,2 bilhão) em vendas on-line nos Estados Unidos, diz o Busca Descontos, com base em dados da consultoria ComScore.
O QUE AS LOJAS PROMETEM PARA A BLACK FRIDAY BRASILEIRA
Walmart Brasil
O diretor de marketing e-commerce do Walmart Brasil, Roberto Wajnsztok de Oliveira, afirmou que os descontos da rede chegarão a 70% em mais de 200 produtos.
Shoptime
Promoções de até 50% em seu site e frete grátis para produtos específicos. Além disso, o Shoptime vai oferecer 10% de desconto nas compras com boleto bancário ou débito online pra compras acima de R$ 99,00. Entre os destaques do site estão uma TV 32" LCD com preço 45% mais baixo, ofertas de 10% em kits de cama e notebooks com R$ 400 de desconto.
Americanas.com e Lojas Americanas
A loja virtual Americanas.com prepara ofertas com até 80% de desconto, como um condicionador de ar split 7.000 BTUs, por R$ 499,00 e notebook Positivo com Intel® Core i3, por R$ 999,00, além de ofertas de tablets.
A Lojas Americanas (físicas) deram outro nome para a promoção: "Red Friday". Entre as ofertas, a rede anuncia Monitor TV LED 25” Full HD LG, de R$ 799,00 por R$ 699,00, Notebook DUALCORE 2GB 320HD WIN7 Toshiba, de R$ 1.099,00 por R$ 999,00.
Submarino
O Submarino, marca da B2W, terá descontos de até 80%.
Extra
Um dos poucos a estender a promoção do site também para as lojas físicas, os hipermercados e supermercados da marca no país abrirão suas portas às 4h desta sexta-feira. A rede promete descontos de até 70% nas seções de eletro, têxtil, bazar, além de itens sazonais de Natal.
Fnac
A Fnac promete oferecer descontos de 10% a 80% em ao menos 100 produtos como livros, CDs, DVDs, áudio, vídeo, telefonia, fotografia e informática.
Dafiti
A Dafiti oferecerá descontos de até 70% em mais de 2.000 produtos como calçados, roupas e acessórios, explica o gerente Vitor de Mesquita.
Comprafácil
Fernanda Maria de Lima, gerente de internet-marketing do Comprafácil, afirma que ao site ofertará cerca de 100 produtos para o evento, com descontos de 30% a 70%.
Saraiva
A Saraiva promete oferecer até 80% de desconto em milhares de produtos em todo o site, como livros, blu-ray, tablets, smartphones, notebooks, TVs LCD e LED e games. Além do site, as ofertas estarão anunciadas também no Twitter e Facebook oficiais da rede.
Magazine Luiza
As ofertas da loja virtual da varejista também serão anunciadas a cada duas horas no Twitter e no Facebook, a partir das 10h e até as 20h. Descontos de até 60% e estoques limitados.
Pesquise antes de comprar
Maria Inês Dolci, da Pro Teste., orienta que os consumidores devem, contudo, ficar atentos às promoções, evitando comprar produtos por impulso. “É importante verificar a garantia, o modelo [do item]. Às vezes as lojas desovam um modelo muito antigo para chegar no valor da promoção”.
Outra dica importante é pesquisar os preços em outras lojas ou até mesmo na própria rede com antecedência para saber se de fato os descontos oferecidos são reais.
“Se o consumidor realmente precisa de um produto, ele tem que conhecer antes, fazer uma pesquisa e buscar no mercado as características para comprar bem”, sugere.
Outra dica da advogada é não entrar em prestações muito longas no cartão de crédito para não comprometer a renda.
Procon tem cartilha com orientações
Para evitar que consumidores caiam em golpes ou tenham problemas com compras pela internet, a Fundação Procon elaborou um guia com orientações básicas para auxiliar o consumidor a fazer com mais segurança as operações na internet
ACESSE A CARTILHA ELABORADA PELO PROCON:
http://www.procon.sp.gov.br/pdf/ACS_orienta_comercio_eletronico.pdf
FONTE: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2011/11/varejo-line-faz-black-friday-no-brasil-nesta-sexta-saiba-evitar-erros.html
ELABORADO POR:
GABRIELA GASPARIN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário