domingo, agosto 01, 2010

Redes Farmalife e Drogasmil reformulam e-commerce

05/08/2010
e-commerce
Redes Farmalife e Drogasmil reformulam e-commerce
esperam que faturamento on-line represente 7% em um ano


De olho em um mercado ainda pouco explorado pelas farmácias e drogarias, a Farmalife e a Drogasmil investiram em um projeto de renovação de seu e-commerce.



Como resultado, as lojas virtuais reinauguradas há três meses vendem hoje seis vezes mais do que antes.Representando 0,9% do faturamento das marcas, a expectativa é de que, em um ano, os canais on-line das bandeiras operadas pelo grupo mexicano Casa Saba sejam responsáveis por uma fatia de 6% a 7% das vendas totais.


As redes possuem e-commerce desde 2006, mas o canal ainda não era expressivo.

A criação de uma área exclusiva para cuidar da plataforma faz parte da estratégia que visa o aumento das vendas.



Com a reformulação do e-commerce, as lojas deixaram de atender apenas os consumidores do Rio de Janeiro e passaram a entregar em todo o país. Um fator importante no processo de reestruturação dos canais foi a inclusão de todo o mix de produtos encontrados nas lojas físicas, levando o e-commerce a ser mais uma alternativa para os consumidores que buscam praticidade.


"Não pretendemos tirar as vendas do call center.
O site atende um público que talvez não estivesse acostumado a comprar pelo telefone, além de consumidores que têm o hábito de fazer compras pela internet", aponta Leonardo Helal Veiga, coordenador de marketing da Drogasmil e da Farmalife e responsável pelo projeto de reestruturação do e-commerce das redes.






Blog mantém relacionamento com consumidores


O relançamento das lojas virtuais no dia 12 de abril foi resultado de um trabalho que começou em dezembro do ano passado e vem ainda acompanhado do investimento em mídia social. Em breve, entrará no ar o Blog da Farmalife, que oferecerá dicas sobre saúde, bem-estar e beleza.


A marca também começa a trabalhar o seu perfil no Twitter, que divulgará as novidades do blog, além de promoções exclusivas para a internet.


Oferecer preços competitivos é outro elemento fundamental para o sucesso do e-commerce. Tanto a Drogasmil, quanto a Farmalife fazem ações que dão descontos em produtos específicos em um determinado período.



Uma das categorias de destaque neste tipo de estratégia é a de dermocosméticos.


"Fazemos promoções de fim de semana e damos descontos que podem variar de 10% a 15%. Os dermocosméticos sempre têm lançamentos, apresentam novas linhas, por isso é necessário promover liquidações. E quem sai ganhando é o cliente", conta o executivo das redes.




Sites trazem dicas de produtos

As ações também focam o calendário comercial para promover as categorias das lojas, como Mundo Infantil, maquiagem e cuidados pessoais.


Este mês, por exemplo, na home do site da Farmalife, os internautas encontram sugestões de produtos para presentear cada tipo de pai.

São opções para perfis como "atencioso", "sorridente", "vaidoso", "cuidadoso", "cheiroso" e "protetor".

- VALE CONFERIR!


Fonte:portalexame.abril.com.br




ELABORADO POR:
Samara Abdala -