Empresas estão de olho em trabalhadores especializados em redes sociais, a grande sensação da Internet
Tuitar, postar no Facebook ou publicar pequenos textos em Blogs são atividades consideradas por muitos como diversão, mas a brincadeira já virou assunto sério para vários profissionais e empresas.
As chamadas Redes Sociais se tornaram tão populares no país que, em menos de dois anos, já são uma importante ferramenta para divulgar marcas e conteúdos das mais variadas instituições.
Neste contexto, surgiu a necessidade de formar profissionais especializados na área, os chamados analistas de Redes Sociais ou consultores de Mídias Digitais.
Segundo uma pesquisa realizada por Agências de Comunicação, o Brasil é o primeiro país do mundo em número de usuários que mais dedicam às Redes Sociais o tempo de navegação na Internet.
Trabalho terceirizado
De acordo com o presidente da MÍDIAmonitor, Eduardo Barcellos, o serviço é tão especializado que 100% das empresas brasileiras terceirizam a atualização e a análise de dados das Mídias Digitais.
— A função não se resume a atualizar conteúdos.
Elaborar relatórios para as empresas com informações colhidas na rede também faz parte do trabalho. O motivo da terceirização é o alto preço dos programas necessários para o recolhimento dos dados e o conhecimento prévio para utilizá-los. Mesmo grandes empresas, como Coca-Cola, Casa & Video, Metrô Rio, NET e Claro, entre outras, optam por repassar essa tarefa a agências de comunicação — explicou Barcellos.
Conseguir uma vaga na área não é complicado.
Segundo a jornalista e consultora de mídias digitais Elis Monteiro, de 34 anos, as empresas recrutam profissionais por meio das próprias redes sociais.
— Uma boa dica é criar um perfil no TWITTER, Facebook, no Orkut ou no LinkedIn. O candidato deve mostrar seu interesse pela Internet.
Muitas empresas buscam profissionais diretamente nos perfis on-line — afirmou a profissional, que presta serviços para cerca de dez Instituições.
FONTE:
JORNAL EXTRA / VIDA GANHA
ELABORADO POR:
THIAGO DE ARAÚJO