terça-feira, agosto 10, 2010

Peixe Urbano: um novo jeito de fazer Marketing Digital


Já está no ar o Peixe Urbano, um serviço de compras coletivas com foco no mercado local, com modelo bastante parecido com o americano Groupon.

Funciona assim:

O usuário se cadastra e informa sua cidade.
Ele passa a receber diáriamente informações sobre descontos na sua cidade (de 50 a 90%);
Caso um número definido de compradores na cidade seja atingido, os descontos passam a valer;
Caso seja fechado um grupo de compras a empresa recebe uma comissão sobre as vendas efetivadas.

O Mercado de compras coletivas no Brasil hoje já conta com 4 players, mas nenhum tem foco local, como o Peixe Urbano. O primeiro foi o Tuangr, que nasceu em 2007 e não ganhou muita tração. Já o Compra3, que surgiu em 2008, apesar de também não ter tração, está na frente, e recentemente recebeu destaque no blog VentureBeat, e o Clube Urbano, bem parecido com o Peixe Urbano.

O Peixe Urbano foi fundado por Júlio Vasconcelos e seu sócio Alex Tabor, ambos com grande experiência no mercado de internet. Júlio já é bastante conhecido entre os empreendedores brasileiros, escreve no blog Acelerando a Inovação e recentemente se tornou o representante do Facebook no Brasil.

O diferencial do serviço é que os players existentes tem foco em produtos, visando pessoas que querem comprar videogames, computadores, DVDs, e no caso do Peixe Urbano, o foco é em serviços: São ofertas de restaurantes, spas, cursos, shows, entre outras coisas.


Segundo Júlio “O Peixe Urbano o que tem de melhor na cidade da pessoa, o que faz com que a nossa newsletter seja um veículo de comunicação bem-vindo pelo assinante que quer ficar antenado na cidade. Isso ajuda o assinante a experimentar alguns dos estabelecimentos que sugerimos, graças aos super descontos”.

O serviço atua em mais de 30 cidades e chegou recentemente na cidade de Niterói, no estado do RJ, e isso em apenas três meses, e cada cidade possui suas próprias promoções.

Para comerciantes que tenham interesse de oferecer descontos aos usuários da plataforma, e assim apresentar seus produtos e serviços para novos usuários, o serviço é uma grande sacada de marketing, já que com descontos que variam de 50% até 98% (como o caso da promoção da Blockbuster), a empresa pode testar novos sabores, ou modalidades de produtos e serviços, por um custo baixo.



Se ainda não acreditam no poder desse site, respondam a uma pergunta: Quanto seria possível uma rede de lojas especializada em frozen yogurt, ou simplesmente, sorvete de iogurte, vender em apenas 24 horas?

Hum mil?

Dois mil?

Tudo bem que sejam cinco mil potes de sorvetes, do tamanho pequeno, já que o menor com três toppings, custa aproxidamente na Yoggi, loja que realizou a promoção no site peixe urbano, R$ 8,00.

Mas o que talvez nem os sócios da Yoggi esperassem, é que uma promoção lançada no site, que duraria apenas 24 horas, fosse vender 23.033 potes pequenos do sorvete, dando um desconto ao consumidor de 64%, ou seja, o cliente pagou apenas R$ 2,90, e com certeza o lucro e o retorno das empresas foram muito maiores.

Hoje, o marketing digital já ultrapassou qualquer barreira vísivel e previsível, por isso, é preciso ousar!


ELABORADO POR:
THIAGO DE ARAÚJO