sábado, outubro 02, 2010

Cuidado com o Marketing Digital; ele pode trazer tanto novas soluções quanto novos problemas


Qual sobre a importância de se pensar as mídias sociais dentro de uma estratégia de marketing? As empresas têm buscado encontrar soluções para resolver logo este problema: “preciso estar na internet”. Acontece que, de forma nenhuma, seria possível esgotarmos este assunto em um post, ainda mais com tantas ramificações como as que temos quando pensamos nos problemas em se trabalhar o marketing na Internet. Certamente, todos queremos encontrar soluções, mas a solução de problemas também traz embutida a necessidade de evitar novos problemas, decorrentes de caminhos mal percorridos.

Esta semana, um empresário me disse que sua empresa vai começar a investir em marketing digital. Me assustei ao descobrir que sua empresa não possui profissionais dedicados ao marketing e me preocupei muito com a nova empreitada de sua empresa quando este veio me contar sua definição desta ciência, que vem conquistando cada vez mais importância no mundo dos negócios. Para este empresário, marketing significa “fazer propaganda”. Neste momento, acredito que você também está ficando um pouco assustado. E não para por aí.

A falta de atenção com relação à verdadeira importância do marketing ganha força quando falamos de redes sociais virtuais, que muita gente enxerga como apenas mais canais de distribuição para seus produtos. Frases como “vamos criar um canal no Facebook com foco em vendas” são extremamente perigosas, pois trazem diversas questões importantes que estão sendo ignoradas ao se formatar esta estratégia. Sabemos que as pessoas querem se comunicar onde elas estão e que é importante para sua marca estabelecer contato com seus clientes de forma a criar uma relação positiva entre eles e seus produtos. E também sabemos que quando entramos no Facebook, entramos ali para conversar com nossos amigos, entrar em contato com aquilo que gostamos, com o que nos atrai, nos agrada. Seria mesmo uma boa ideia construir uma página para uma empresa no Facebook, baseada exclusivamente em uma estratégia de marketing que visa à interrupção de um processo natural? Eu, pessoalmente, não seguiria por muito tempo uma empresa que apenas ficasse encontrando maneiras diferentes de me fazer comprar seus produtos na minha rede social . As redes sociais são feitas de relações. Não seria prudente, uma vez que se está invadindo um espaço natural de tais relações, investir também em relacionamento com o cliente e, indo mais além, trazer valor para ele?

Martha Gabriel disse este ano, em uma palestra no Infoglobo, que se uma empresa não tivesse um bom site e um bom trabalho com e-mail, ela não deveria ainda adentrar em outras áreas digitais. E, realmente, se uma empresa já não dedica atenção suficiente a estas duas, digamos, questões básicas da comunicação via internet, que já existem há tanto tempo, como ela poderá fazer uma boa comunicação com seus atuais e potenciais clientes nas redes sociais? Acho que podemos soar o alerta vermelho.

Não digo, no entanto, que as empresas não devem investir no marketing digital. Na verdade, elas devem investir sim, e muito. Mas o marketing digital merece a atenção de uma empresa assim como qualquer outra área – e, novamente, dentro de um marketing mais amplo e que faça sentido. Deixar de explorar a Internet traz perdas inclusive financeiras, mesmo que você não as veja em seu balanço. São perdas por não ganhar aquilo que sua empresa já poderia estar ganhando e seus concorrentes, provavelmente, já estão buscando, conquistando seus espaços nos novos canais digitais.

FONTE: MÍDIA BOOM

ELABORADO POR:
THIAGO DE ARAÚJO