domingo, outubro 03, 2010

Fidelização On Line





Qual é o ambiente pelo qual circulam informações sobre seus clientes (ou prospects) que podem ser decisivas para criar uma maior proximidade com eles e garantir lucratividade? Se você pensou na internet, acertou em cheio! Por meio da web, as empresas conseguem ter acesso a um maior volume de dados pessoais e profissionais de seus clientes, e isso amplia as possibilidades de as companhias conhecerem seus consumidores e segmentarem serviços e produtos conforme as demandas específicas de cada cliente.

De acordo com Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting Corp. e Chief Executive Officer (CEO) da DOM Strategy Partners, prever os comportamentos, hábitos e atitudes dos consumidores é importante para estreitar laços que permitam à empresa extrair o má situação socioeconômica, interesses, necessidades, hobbies, etc. Com essas informações em mãos, a empresa pode mapear o comportameximo de valor que cada um deles pode gerar. “Entender o perfil de seu cliente é vital para que ele se sinta valorizado, reconhecido e tenha suas necessidades e expectativas atendidas, o que significa saber quem ele é, sua idade, profissão, estado civil,nto de seus consumidores nos ambientes on-line, entender seus perfis de navegação, consumo e interesse, relacioná-los com o tipo de produto ou serviço a ser ofertado e segmentar ações”, avalia Daniel.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) comprova que, entre os meios de comunicação mais utilizados, o universo digital é a grande aposta das empresas para se relacionar com seus clientes. Confira o ranking:

  • Internet: 56%
  • E-mail marketing: 39%
  • Mídia impressa: 24%
  • Mala-direta: 23%
  • TV aberta: 16%
  • Celular: 13%
  • Rádio: 10%

A internet oferece muitas opções para você conseguir informações sobre seus clientes e, a partir daí, efetivar ações de marketing e fidelização. Portanto, sua empresa deve ter um relacionamento contínuo com seus consumidores via internet, agregando valor em suas transações de forma rápida e eficiente.


PALAVRAS CHAVE: Fidelização on line, cliente, produtos/serviços, internet.
ELABORADO POR: Karina Petri e Fabiano A. Telles