A Internet tem mudado radicalmente a forma com que as empresas podem
encontrar e se comunicar com os seus clientes. Para
fazer isso anteriormente, as empresas eram obrigadas a gastar grandes verbas
para fazer propaganda através dos meios tradicionais, tais como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e
panfletos, já que essas eram praticamente as únicas formas de alguém descobrir
sobre a oferta de um produto ou serviço.
No entanto, as
pessoas hoje estão expostas a muito mais opções de mídia, produtos e canais de
informação, e ao mesmo tempo estão cada vez mais eficientes em ignorar
propagandas invasivas ou irrelevantes. Além disso, quando querem comprar algo,
os consumidores têm confiado na Internet como
forma de ajuda na tomada de decisão, buscando mais informações sobre o produto
ou empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros usuários e
aceitando recomendações de amigos nas redes sociais.
Isso tem feito
com que qualquer propaganda só seja realmente efetiva quando gera valor real para o seu público, sendo
relevante, precisa e baseada na permissão. O Marketing Digital têm algumas
características que auxiliam nesta tarefa, permitindo que tenhamos alto retorno
sobre o investimento de tempo e dinheiro na comunicação via Internet.
O Marketing Digital:
- É mensurável: Conseguimos medir em detalhes os resultados de cada
campanha e saber o que funciona e o que não funciona, e então continuar
investindo nas coisas que dão melhor retorno;
- É segmentável: Podemos promover ações com um foco muito maior, assim
comunicamos e interagimos apenas com o público que tem interesse no que temos a
oferecer;
- Permite atração gratuita: Seja por meio de busca orgânica no Google ou
de forma viral via email e redes sociais, é possível atrair potenciais clientes
de forma gratuita e crescente para o seu site;
- Permite a construção de uma audiência: Através da produção de conteúdo
relevante, o Marketing Digital possibilita a construção de uma base (ex: emails
cadastrados, assinantes de blog, seguidores no Twitter, etc.) que ao longo do
tempo se torna um ativo de marketing fundamental para a empresa;
- Tem ótimo custo-benefício: A combinação das quatro características
acima faz com que o Marketing Digital permita que se atinja bons resultados
mesmo a partir de baixos investimentos. Combinando a
boa aplicação de recursos com idéias inteligentes e ajuda de boas ferramentas,
o investimento na Internet tem muito mais retorno se comparado às mídias
tradicionais.
Por todas essas
características, diversas empresas têm experimentado excelentes resultados e,
por conseqüência, têm investido cada vez mais no Marketing Digital
Assim como o e-commerce, a logística tem evoluído em proporções
semelhantes, e neste caso destacamos a logística de e-commerce, constituída e
especializada nesse comércio dinâmico e flexível.
O E-commerce necessita de uma cadeia logística que atenda a necessidade
de entregas em um país continental com uma velocidade extremamente restrita, em
vista que uma das principais questões valorizadas por clientes de e-commerce é
justamente o tempo de espera entre a compra e a chegada do produto. Atualmente
esse tempo depende de algumas variáveis logísticas, tais como: aquisição de
estoques, recebimento, conferência, separação (picking), expedição, transporte
de mercadorias e atendimento ao consumidor.
Há alguns anos, comprar no E-commerce representava esperar de 15 a 30 dias para receber um
produto, hoje esse tempo varia de 3 horas após a compra a até cinco dias no
maximo e esses prazos estendem-se para quase todo o Brasil e não só as regiões
metropolitanas e grandes capitais, como antigamente.
Por tanto a logística de e-commerce evoluiu e ajudou o crescimento do
e-commerce, constituindo-se em uma importante vantagem competitiva deste
seguimento, já que possibilita uma melhor gestão de compras e estoques,
agilidade nas entregas, abrangência de entregas (capitais, interior, etc),
disponibilidade de espaço e horários, além de ter um baixo custo, quando bem
gerenciada. Hoje o uso de operadores logísticos para gerenciar os estoques,
movimentação e distribuição dos produtos tem sido amplamente utilizado por
empresas de E-commerce total ou parcialmente, pelos inúmeros benefícios
oferecidos através da logística especializada.
FONTE: HTTP://R-RIANELLI.BLOGSPOT.COM/
MARCADORES, TAGS, PALAVRAS-CHAVE: AV1 ; Marketing Digital; PORTFOLIO DIGITAL INDIVIDUAL, FIDELIZACAO ON-LINE, VANTAGENS COMPETITIVAS
ELABORADO POR: Fernando Larcher e Hudson
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