segunda-feira, outubro 05, 2009

Marketing Digital

Questão 1

O Web, quando bem utilizada, se torna uma ferrementa fundamental no relacionamento com clientes. Além de ser uma opção barata para a empresa (ainda nem tanto para os usuários em geral), ela cria um ambiente mais confortável e prazeroso para os usuários. Eles podem focar somente nos assuntos que realmente lhes interessam sem precisarem perder seu precioso tempo “pendurados” ao telefone para receber informações ou simplesmente para dar sugestões e/ou fazer reclamações. Com o crescimento da inclusão digital e as diversas novas formas de acesso a web (celulares, notebooks, netbooks, palms, etc.) as pessoas começam a ter seu tempo otimizado e abrir a possibilidade de um relacionamento contínuo e integral com determinada empresa.
Esse estreitamento com o consumidor pode gerar um feedback de suma importância para a melhora nos serviços prestados. Através de sites de relacionamento, fóruns de discussão e até mesmo no site do próprio prestador/fornecedor, podem ser feitas pesquisas de mercado de uma forma mais barata e conseguir do usuário uma opinião mais sincera, já que no ambiente da web as pessoas se sentem mais a vontade, pois não estão de frente com um representante de uma instituição.
Ações que induzam o consumidor a visitar frequentemente seu site, comunidades relacionadas a sua empresa ou até mesmo ir a uma loja física (descontos que podem ser impressos online, aviso de promoções através do celular/e-mail, informações sobre lançamentos de produtos, etc.) são ferramentas que não podem ser dispensadas por ninguém que queira sobreviver num mundo onde a comunicação se torna uma arma mais poderosa e “socialista” a cada dia, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas no planeta.


Questão 2

A web se encaixa em todas as categorias do mix promocional. Ela é a ferramenta mais completa para comunicação entre uma empresa e seus clientes. É uma excelente forma de se fazer propaganda de ideias ou produtos/serviços. Em sites que tem um target compatível, podem ser colocados banners ou links, em sites de busca, mesmo sem pagar, é possível conseguir um bom posicionamento por meio de tags bem colocadas no código fonte, sem falar nos databases que são usados, principalmente, para o envio de newsletters e outras informações sobre produtos ou sobre a própria empresa.
Promoções de vendas podem ser feitas através de cupons de descontos impressos no site, um quiz que que dão premios que atraem o cliente a uma visitação a uma loja ou um hotel por exemplo, etc.
Relação com o público vem se tornando cada vez mais atrativa via web, pois independente da hora e/ou local em que o cliente esteja ele poderá acessar informações, fazer perguntas e dar opiniões ou fazer críticas.
É, também, uma ferramenta de marketing direto pois divulga diretamente e a qualquer momento a marca em meio a seu público alvo, trás uma radical diminuição dos gastos com publicidade e consequentemente um aumento na lucratividade, além de propiciar a negociação entre a empresa e seu cliente.
Apesar de não ser a melhor forma de venda pessoal, a web também propicia esse tipo de marketing direto, pois existe troca de informações (relação bidirecional) e, caso haja atenção permanente com o cliente, gera fidelização e uma troca de informações que cria um vinculo muito forte entre cliente e empresa.
Claro que se não for muito bem administrada, a web pode ser um “tiro no pé” das empresas, tanto para as que já tem seu nome consolidado no mercado quanto para as que estão tentando se estabelecer.


Questão 3

O site http://www.extra.com.br/. Navegabilidade: Site com menus simples, dividido por categorias, os produtos possuem um boa discrição de suas características, intens inclusos, dados técnicos e fabricantes. Além de mostrar outros produtos que tem familiaridade com o que esta sendo adquirido. EX: Se você vai comprar uma tv de LCD, o site vai de mostrar também um dvd, estabilizador, suporte de parede para tv de LCD.Além de ser um Empresa muito conhecida no Mercado, dando assim credibilidade a seus clientes. Usabilidade: O Site oferece uma variedade de produtos, com preço, qualidade, e serviços que são verdadeiros diferenciais como: lista de casamento, maior parcelamento no cartão da loja, entrega agendada, garantia estendida e variadas formas de pagamento.* O formato do site possuí um bom retorno, a prova disso e que até os concorrentes utilizam o mesmo formato de dinamismo e interatividade.


Integrantes do Grupo: Allan Engel, Milena Paes Leme e Paulo Victor.

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