1* Atualmente a ferramenta mais utilizada para Marketing de Relacionamento e Marketing Direto é a internet, dentre as opções do marketing digital, marketing global, o formato eletrônico é o mais utilizado.
Hoje o conceito que as empresas estão adotando no Brasil é o CRM, que na internet é chamado de e-CRM, descrito como uma ferramenta de fidelização e relacionamento com o cliente, que ao mesmo tempo trabalha o institucional da organização.
O cliente, aqui denominado de e-Consumidor, recebe suporte, oportunidades, promoções e um tratamento personalizado.
Uma grade empresa não vive sem esses recursos nos dias de hoje, quando o mercado competittivo avança cada vez mais no quesito inovação e relacionamento com clientes.
Hoje o conceito que as empresas estão adotando no Brasil é o CRM, que na internet é chamado de e-CRM, descrito como uma ferramenta de fidelização e relacionamento com o cliente, que ao mesmo tempo trabalha o institucional da organização.
O cliente, aqui denominado de e-Consumidor, recebe suporte, oportunidades, promoções e um tratamento personalizado.
Uma grade empresa não vive sem esses recursos nos dias de hoje, quando o mercado competittivo avança cada vez mais no quesito inovação e relacionamento com clientes.
2* A World Wide Web é um sistema de documentos em hipermídia, interligados e executados na Internet, exibidos na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras.
Nesse sentido, entendemos que TODOS os elementos, dentro do conceito de mix
são importantíssimos.
PROPAGANDA - propaganda on-line obtém êxito nas transações.
Exemplo - ...
PROMOÇÃO - tradicionalmente constituído de quatro elementos:
propaganda, promoção de vendas, publicidade/relações públicas e venda pessoal – o WWW pode se enquadrar em TODAS estas categorias.
PROMOÇÃO DE VENDAS - ... Exemplo:
Segundo Ogden e Crescitelli (2007) a propaganda é uma forma de comunicação paga com patrocinador da mensagem identificado, tem alto poder de penetração e seus efeitos são de médio e longo prazo, o que se enquadra perfeitamente no universo da web, na medida diversos sites comerciais atuam fortemente na divulgação de seus produtos e serviços, por meio de Pop-ups, banners e etc..
PROMOÇÃO DE VENDAS - as chamadas ferramentas promocionais mais utilizadas para atingir os consumidores, tanto por fabricantes como por varejistas.
Exemplo:: amostras grátis --sampling--, realização de concursos on-line, sorteios e distribuição de brindes, cupons de desconto enviados via Ações de e-mail marketing, promoções relâmpago através de e-Flyers, liquidações e pacotes com preços promocionais para fidelizar e-Consumidores, estão todos os dias presentes na web nas caixas de e-mail com ofertas de brindes e promoções on-line.
RELAÇÕES PÚBLICAS - consistem em um conjunto de atividades de comunicação que a empresa realiza para se comunicar com outros públicos direta ou indiretamente interessados, como por exemplo, órgãos públicos, legisladores, líderes de opinião, artistas e comunidade em geral, sempre com a intenção de transmitir uma boa impressão em relação à marca e às atividades da empresa o que também pode ser veiculado através da web. ...
Exemplo...quando uma empresa divulga filmes e imagens de suas ações dotadas de conteúdo sociais, ecológicos, filantrópicos e etc., fazendo publicidade e relações públicas via internet através da WWW, como, v.g., na divulgação de vídeos nos próprios sites ou até mesmo no YouTube.
MARKETING DIRETO - ... Exemplo...
VENDA PESSOAL - é uma comunicação individual, personalizada e interativa entre um comprador e um vendedor, que no caso da web, se traduz no chamado Mercado Livre e no e-bay. ... Exemplo...
O terceiro elemento do mix é a publicidade e tem por objetivo gerar notícias favoráveis a respeito dos produtos e/ou da empresa na mídia.
O marketing direto, modalidade de comunicação que visa criar uma resposta imediata e mensurável do mercado envolvem a mala direta, telemarketing, a venda direta, catálogos, televendas e etc e também se fazem presentes na Web através de diversos blogs e sites.Destarte, podemos afirmar que a WWW enquadra-se em todas as categorias no mix promocional, entrementes, merece relevante destaque para as categorias de propaganda, promoção de vendas e no marketing direito na medida em que o instrumento da web, nestes casos, e capaz de atingir diretamente grande números de consumidores com baixo custo para a empresa.
Nesse sentido, entendemos que TODOS os elementos, dentro do conceito de mix
são importantíssimos.
PROPAGANDA - propaganda on-line obtém êxito nas transações.
Exemplo - ...
PROMOÇÃO - tradicionalmente constituído de quatro elementos:
propaganda, promoção de vendas, publicidade/relações públicas e venda pessoal – o WWW pode se enquadrar em TODAS estas categorias.
PROMOÇÃO DE VENDAS - ... Exemplo:
Segundo Ogden e Crescitelli (2007) a propaganda é uma forma de comunicação paga com patrocinador da mensagem identificado, tem alto poder de penetração e seus efeitos são de médio e longo prazo, o que se enquadra perfeitamente no universo da web, na medida diversos sites comerciais atuam fortemente na divulgação de seus produtos e serviços, por meio de Pop-ups, banners e etc..
PROMOÇÃO DE VENDAS - as chamadas ferramentas promocionais mais utilizadas para atingir os consumidores, tanto por fabricantes como por varejistas.
Exemplo:: amostras grátis --sampling--, realização de concursos on-line, sorteios e distribuição de brindes, cupons de desconto enviados via Ações de e-mail marketing, promoções relâmpago através de e-Flyers, liquidações e pacotes com preços promocionais para fidelizar e-Consumidores, estão todos os dias presentes na web nas caixas de e-mail com ofertas de brindes e promoções on-line.
RELAÇÕES PÚBLICAS - consistem em um conjunto de atividades de comunicação que a empresa realiza para se comunicar com outros públicos direta ou indiretamente interessados, como por exemplo, órgãos públicos, legisladores, líderes de opinião, artistas e comunidade em geral, sempre com a intenção de transmitir uma boa impressão em relação à marca e às atividades da empresa o que também pode ser veiculado através da web. ...
Exemplo...quando uma empresa divulga filmes e imagens de suas ações dotadas de conteúdo sociais, ecológicos, filantrópicos e etc., fazendo publicidade e relações públicas via internet através da WWW, como, v.g., na divulgação de vídeos nos próprios sites ou até mesmo no YouTube.
MARKETING DIRETO - ... Exemplo...
VENDA PESSOAL - é uma comunicação individual, personalizada e interativa entre um comprador e um vendedor, que no caso da web, se traduz no chamado Mercado Livre e no e-bay. ... Exemplo...
O terceiro elemento do mix é a publicidade e tem por objetivo gerar notícias favoráveis a respeito dos produtos e/ou da empresa na mídia.
O marketing direto, modalidade de comunicação que visa criar uma resposta imediata e mensurável do mercado envolvem a mala direta, telemarketing, a venda direta, catálogos, televendas e etc e também se fazem presentes na Web através de diversos blogs e sites.Destarte, podemos afirmar que a WWW enquadra-se em todas as categorias no mix promocional, entrementes, merece relevante destaque para as categorias de propaganda, promoção de vendas e no marketing direito na medida em que o instrumento da web, nestes casos, e capaz de atingir diretamente grande números de consumidores com baixo custo para a empresa.
3* São esses os recursos do Marketing Digital (fale conosco, agilidade de retorno de atendimento on line, web e-mail, propagandas, banners atrativos, e-mail mkt, etc) a vantagem competitiva se dá através de uma Logística e Distribuição eficientes, seguras e on-time.
Essas ferramentas conseguiram eficiência de custo através de e-mail MKT, Marketing Direto, Publicidade, Venda Pessoal e promoção de vendas.
Vejamos alguns destaques:
Atendimento On Line – para que o cliente tenha acesso às informações sobre os serviços oferecidos pela empresa de qualquer lugar.
e-Mail MKT: Serve para que a empresa mantenha contato com os clientes, oferecendo serviços, promoções e sempre se fazendo lembrada pelos clientes.
Essas ferramentas conseguiram eficiência de custo através de e-mail MKT, Marketing Direto, Publicidade, Venda Pessoal e promoção de vendas.
Vejamos alguns destaques:
Atendimento On Line – para que o cliente tenha acesso às informações sobre os serviços oferecidos pela empresa de qualquer lugar.
e-Mail MKT: Serve para que a empresa mantenha contato com os clientes, oferecendo serviços, promoções e sempre se fazendo lembrada pelos clientes.
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Nathalie Conti
Guilherme Miranda
Thiago Demétrio