quarta-feira, março 25, 2009

Porque Marketing. Bem, é complexo...

1) Por que marketing?
Sou jornalista, mas nos últimos anos venho trabalhando cada vez mais com Comunicação Empresarial, um ponto de contato e sobreposição entre a Comunicação Social e o Marketing. Ví que é útil e produtivo complementar e sistematizar os meus conhecimentos de Marketing, principalmente das ferramentas de administração e planejamento.

2) Descreva suas vivências.
São pouco mais de 30 anos na área de comunicação, começando como vendedor voluntário e depois boy do jornal alterantivo "Movimento" em 1977, passando a diagramador e ilustrador em jornais de bairros e sindicatos até chegar aos jornais diários: Sports, Tribuna da Imprensa, Última Hora e outros.

No Jornal do Brasil foram seis anos, de 1986 a 1991, na companhia de colegas capazes, bons editores como Wilian Waack e João Máximo, e de mestres com Zuenir Ventura e João Saldanha - eu estava na editoria de esportes no dia em que ele morreu, foram duas páginas de saudades de toda a equipe.

Desdos anos 80 faço jornais e impressos para empresas e em 1987 fui trabalhar na assessoria de comunicação da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, onde estou até hoje. Lá desenvolvo diversas tarefas para comunicação interna e externa.

Tenho também um escritório, a Arquimedes Edições, onde desenvolvo um trabalho de Comunicação Empresarial para clientes diversos, com uma concentração em empresas de ônibus urbanos. Fazemos cartilhas, jornais, campanhas e sites, como o www.vnslourdes.com.br e o www.gbdiesel.com.br .

No escritório meu principal papel é entender as necessidades dos clientes, planejar os trabalhos, coordenar as equipes e editar conteúdos, seja para publicações impressas ou na web.

3) Qual seria a sua área de atividade profissional em marketing, se lhe fosse dada a oportunidade de escolher a função e/ou empresa.
Diretor de Marketing , com ênfase em consultoria em Comunicação Empresarial e Endomarketing, numa empresa de sucesso e reconhecida por sua capacidade técnica e compromisso: a minha. Já temos algum reconhecimento e estamos trabalhando para o sucesso.

Penso também em vir a lecionar e a, eventualmente, ascender na carreira na FINEP.

Nenhum comentário: