segunda-feira, novembro 08, 2010

Projeto UNESCO: Criança Esperança



Mobilização pelos direitos da infância e juventude brasileira

Lançada em 1986, num programa especial dos Trapalhões, com 9 horas de duração, a Campanha Criança Esperança estimulou a sociedade a discutir sobre a situação das crianças e jovens brasileiros.
Ao divulgar a Declaração Universal dos Direitos da Criança, a campanha contribuiu para a inclusão do artigo 227 na Constituição Federal de 1988, que garante os direitos das crianças brasileiras. Dois anos depois, este artigo deu origem ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Reconhecido pela ONU como modelo internacional, o Criança Esperança incentiva o debate sobre políticas públicas e transforma vidas. Durante dois meses, toda a programação da Rede Globo se une para apresentar temas relacionados à campanha, produzindo reportagens e quadros especiais, além de campanha específica, com o objetivo de prestar contas sobre a aplicação dos recursos arrecadados.

Os Espaços Criança Esperança foram criados pela TV Globo, entre os anos 2001 e 2003, com a finalidade específica de se constituírem como centros-modelo de atendimento a crianças, adolescentes e jovens de baixa renda, localizados em comunidades em situação de vulnerabilidade social, que tem por objetivo promover o fortalecimento dessas comunidades por meio do desenvolvimento de atividades voltadas à prevenção da violência urbana e à disseminação de uma cultura da paz.

Em 2010, o Criança Esperança completa 25 anos. Até aqui, mais de 200 milhões de reais em doações foram investidos no Brasil em mais de 5 mil projetos sociais. Tais contribuições garantiram os direitos de mais de 4 milhões de crianças e adolescentes, ajudaram a reduzir a mortalidade e o trabalho infantil, a combater a exploração sexual de meninos e meninas e a preparar jovens de baixa renda para o mercado de trabalho.

Trata-se de uma iniciativa desenvolvida em conjunto com organizações da sociedade civil e governos municipais e/ou estaduais, que, geralmente, cedem o espaço físico onde são promovidas atividades artísticas, culturais, esportivas, de capacitação e de geração de emprego e renda.

A Campanha Criança Esperança é um projeto da Rede Globo em parceria com a UNESCO - Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Todo o dinheiro arrecadado pela campanha é depositado diretamente na conta da UNESCO que, desde 2004, é responsável pela seleção, acompanhamento técnico e financeiro dos projetos apoiados.

São 4 os Espaços Criança Esperança: Olinda, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

ELABORADO POR:
Fábio Martins da S. Brito
Diego Domett dos Santos
Veja todos os trabalhos deste autor neste Blog: aluno5 (Fábio Martins)