quarta-feira, abril 01, 2009

Por que Marketing?

1- Por que Marketing?
De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing é "o processo de planejar e executar concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais". Significa que marketing abrange tudo o que você precisa fazer para lançar um produto ou serviço necessário, apresentar o produto aos clientes em potencial, fazê-los desejar o produto e depois vender o produto a eles. Com freqüência, você ouvirá sobre as funções de vendas como "marketing", mas, na verdade, a venda é apenas parte do processo de marketing, assim como a publicidade. Em outros tempos (30 ou 40 anos atrás), o marketing consistia principalmente em vendas. Em vez de departamentos de marketing, as empresas tinham departamentos de vendas com um gerente de publicidade e alguém que fazia a pesquisa de mercado. Às vezes, um gerente de promoção se unia à equipe ou uma agência era contratada para fazer a publicidade e as promoções. Hoje, mesmo as micro e pequenas empresas têm planos de marketing bem definidos. As coisas começaram a mudar à medida que as empresas cresciam e começavam a oferecer muitas linhas de produtos, passando a ter seus próprios gerentes de marca, gerentes de segmento de mercado e muitos outros cargos especializados que cuidavam e preparavam todas as necessidades de seus mercados em particular. A necessidade de um departamento de marketing ou profissional de marketing, no caso das micro e pequenas empresas, começou a ser percebida como parte vital do negócio. O departamento ou profissional de marketing também leva quase toda a culpa se um produto (ou empresa) não faz sucesso, mesmo se a culpa não for realmente dele. Esse é o meu desafio, por isso escolhi o marketing.

2- Descreva suas vivências.
Terminei o 2º grau em 2004, ingressei na universidade em 2005, no curso de Direito. Percebi que aquilo não tinha a ver comigo e resolvi apenas trabalhar. Comecei em uma empresa de empreendimentos imobiliários, depois tive um convite melhor em uma empresa de higienização. Simultâneamente fiz um curso de programador. Consegui uma colocação melhor ainda em uma empresa de informática. Comecei o curso de marketing e abri meu próprio negócio, compra e venda de veículos. deixei meu emprego para investir no meu negócio, que vai indo muito bem até hoje.

3- Qual seria a sua área de atividade profissional em MKT, se lhe fosse dada a oportunidade de escolher a função e/ou empresa?
Marketing de Relacionamento. Basicamente manter uma relação com o cliente pensando no longo prazo, em contraste ao relacionamento de curto prazo que se fazia até alguns tempos atrás. São atividades que objetivam criar, desenvolver e manter relações com o cliente, fazendo com que ele seja fiel como consumidor. Seria não só adquirir clientes, mas mantê-los também. O Marketing de relacionamento deve ser responsabilidade de todos dentro da empresa, e não só daqueles que têm contato direto com o cliente. Prestar atenção às relações com os clientes é uma coisa antiga no mundo dos negócios e das vendas.Todo mundo sabe que o cliente é muito importante para qualquer negócio, pois ele que colcoa o dinheiro para dentro da empresa. Mas, apesar disso, o marketing de relacionamento tem como objetivo renovar esteconceito de maneira mais forte e mais abrangente, desenvolvendo técnicas para reforçar a relação empresa cliente. Um dos conceitos importante do marketing voltado ao consumidor é o de não fazer qualquer coisa pelo lucro no curto prazo. É melhor você fazer um preço mais baixo para o cliente, para que ele volte a comprar com a sua empresa no futuro do que ganhar mais hoje e não ganhar nada amanhã. O Marketing de Relacionamento não só se tornou um termo bastante usado por profissionais da área e principalmente por escolas de marketing, as quais têm por objetivo renovar suas técnicas e acompanhar o desenvolvimento do marketing e suas tendências de modo geral.

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