Programa Nestlé Faz Bem Cuidar
Consciente da importância de contribuir para a construção de um planeta sustentável, a Nestlé lançou o Programa Nestlé Faz Bem Cuidar, que tem como objetivos: promover a sustentabilidade socioambiental, trabalhando em escolas públicas a disseminação de conceitos relacionados à preservação do meio ambiente com foco na preservação da água; a sensibilização dos colaboradores Nestlé para a consolidação de atitudes que respeitem os preceitos do consumo consciente; e a ampliação da reciclagem no Brasil por meio da formação de cooperativas de catadores de resíduos sólidos.
Para ampliar a reciclagem no Brasil, a Fundação conta com uma parceria com o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) – associação dedicada à promoção da reciclagem de resíduos sólidos no conceito de gerenciamento integrado do lixo –, que oferece apoio a cooperativas de catadores, por meio de sua formação e instrumentalização.
O programa atua em quatro frentes, descritas a seguir:
Educação Ambiental nas Escolas
Formação de Cooperativas de Reciclagem
Formação de Consumidores Conscientes para a Sustentabilidade
Parceria Nestlé e Wal-Mart
Fonte: http://www.nestle.com.br/portalnestle/responsabilidadesocial/htm/programa_cuidar.html Para ampliar a reciclagem no Brasil, a Fundação conta com uma parceria com o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) – associação dedicada à promoção da reciclagem de resíduos sólidos no conceito de gerenciamento integrado do lixo –, que oferece apoio a cooperativas de catadores, por meio de sua formação e instrumentalização.
O programa atua em quatro frentes, descritas a seguir:
Educação Ambiental nas Escolas
Formação de Cooperativas de Reciclagem
Formação de Consumidores Conscientes para a Sustentabilidade
Parceria Nestlé e Wal-Mart
Ensinamentos sobre o “GREEN MARKETING”
Dentre os temas mais pesquisados da atualidade por executivos e profissionais de marketing, o chamado “green marketing”, num mundo onde cada vez mais se exige e se espera autenticidade das empresas, ocupa sempre uma das 3 primeiras colocações.
A literatura sobre o assunto é bastante reduzida, e dos livros que tratam do tema continua pontificando o de JACQUELYN A. OTTMAN, “GREEN MARKETING: OPPORTUNITY FOR INOVATION”, de 1998, e com uma 2ª edição atualizada e já disponível nas principais livrarias em todo o mundo.
Nesse livro, e em artigos, JACQUELYN sempre recomenda às empresas, as suas “5 Rules of Green Marketing”, e que são as seguintes:
1 – Se você deseja, verdadeiramente, vender um “green product” para um consumidor, certifique-se primeiro se esse consumidor está o suficientemente conscientizado sobre a necessidade, importância e valor desse produto;
2 – Mais que isso. Tente identificar se esse consumidor vai se sentir gratificado, após a realização da compra, pela manifestação de responsabilidade social nela contida; se vai se orgulhar do que fez;
3 – Em princípio, o consumidor acredita em você até porque terá muita dificuldade em comprovar se tudo o que você diz corresponde a verdade. Portanto, não exagere, e nem crie expectativas que não será capaz de honrar; esse consumidor consciente não possui borracha para apagar decepções ou mágoas: nunca mais comprará de você;
4 – Mais que isso. Vá atrás e verifique se o consumidor se sentiu realizado com a performance “green” do produto; de novo, esse consumidor consciente não possui borracha para apagar decepções ou mágoas: além de não comprar mais de você, vai contar para todo o mundo;
5 – Consumidores sabem que “green products”, pelos métodos e pela escala de produção, são mais caros. Ajude-os a superar a barreira do preço com uma base conceitual verossímil e consistente.
MML – MAXIMILIAN KENVY, LOS ANGELES (EUA), especial para o MADIAMUNDOMARKETING.
Fonte: Ensinamentos sobre o “Green Marketing” -- GreenMarketing.com
ELABORADO POR:
Fábio Martins da S. Brito
Diego Domett dos Santos
Veja todos os trabalhos deste autor neste Blog: aluno5 (Fábio Martins)