Sharecare.com foi lançado no início de outubro deste ano (2010) e foi considerado um sistema de redes sociais de P&R (Perguntas e Respostas). Sharecare foi desenvolvido como uma "plataforma para oferecer aos consumidores o que eles querem saber sobre o assunto saúde e bem estar". O website inclui conteúdo contribuído por organizações "especializadas" como a American Cancer Society, A Cruz Vermelha americana, John Hopkins e muito mais. Curiosamente, o site inclui também "Parceiros do Conhecimento" - anuciantes que estão pagando aproximadamente de US $ 1 milhão até US $ 7 milhões para se tornarem patrocinadores da Sharecare.com, a fim de ter acesso aos consumidores que visitam o site. Entre alguns do "parceiros" do conhecimento (ou melhor, das respostas/informações), incluem Colgate-Palmolive, Pfizer e Walgreen. A parte interessante é que estes parceiros do conhecimento fornecem conteúdo sobre saúde para o site.
De acordo com o artigo no New York Times: "alguns visitantes com objetivo de encontrar respostas às dúvidas sobre questões de saúde podem levantar as sobrancelhas ao ver informações fornecidas pelos anunciantes". Também é interessante perceber que os patrocinadores estão posicionados como "Parceiros de Conhecimento". Eu sei que nada é perfeito e que anunciantes quase sempre financiam a divulgação de informações, mas neste caso temos anunciantes prestando serviço de fornecedores de conhecimento. Esta parece ser uma linha de passagem para um espaço que pretende ser uma fonte de informação de saúde de qualidade para os consumidores.
Quais são seus pensamentos? Jeff Arnold, presidente e arquiteto-chefe de Sharecare em Atlanta, reconhece que alguns visitantes do site podem ser céticos em relação ao conteúdo que vem dos "parceiros do conhecimento", ele também observou que as respostas da marca e de especialistas recebem a mesma quantidade de leitores.
Um subconjunto das perguntas e respostas iniciais fornecidas pelo Sharecare e seus conteúdos de colaboradores especializados estão agora disponíveis na seção "Ask Dr. Oz" na http://www.doctoroz.com/, o site do "The Dr. Oz Show", um seriado exibido diariamente para todo o país co-produzido pela Harpo Productions e a Sony Pictures Television. Desde o lançamento de "The Dr. Oz Show", o Dr. Oz tem recebido milhares de pedidos diários de pessoas que querem seus conselhos e informações sobre questões de saúde. Dr. Oz é a criação de uma coligação de peritos médicos, hospitais e profissionais, os quais irão trabalhar em conjunto para responder à perguntas sobre saúde aos telespectadores – criando uma ligação ainda mais forte entre a "The Dr. Oz Show" e seus telespectadores.
Sharecare.com certamente terá uma concorrência saudável. Everydayhealth.com e WebMD atraem milhões de visitantes mensais. Será interessante ver como Sharecare se distingue de seus concorrentes e se ele superará a inerente falta de credibilidade que vem com os patrocinadores que se participam como fornecedores de conhecimento.
Para saber mais, confira esta história no The New York Times: http://www.nytimes.com/2010/10/07/business/media/07adco.html
Fonte: http://dandunlop.blogspot.com/2010/10/sharecarecom-unhealthy-alliance.html
ELABORADO POR:
Fábio Martins da S. Brito
Diego Domett dos Santos
Veja todos os trabalhos deste autor neste Blog: aluno5 (Fábio Martins)