quinta-feira, novembro 27, 2008

ESTUDO DE CASO: LOJAS AMERICANAS - ANÁLISE DO PONTO DE VENDA E O WEBSITE AMERICANAS.COM



A Loja Escolhida foi as Lojas Americanas, Fundada em 1929, na cidade de Niterói no estado do Rio de Janeiro pelos americanos, John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, Em 2008 a empresa possui 400 pontos de vendas em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal . Conta com 3 grandes centros de distribuição localizados , em Nova Iguaçu(Rio de Janeiro), Barueri (São Paulo) e Recife (Pernambuco). A rede comercializa mais de 80 mil itens de 4 mil empresas diferentes.
Possui 4 modelos de Lojas:
Modelo Tradicional
Americanas Express
Americanas Express

Americanas Online (Americanas.com)



CENÁRIO MERCADOLÓGICO

• Prateleiras e Gôndolas de ofertas e promoções
• Prateleiras e Gôndolas de Lançamentos
• Loja Arrumada com acessos espaçosos
• Boa visualização dos produtos e seus preços
• Produtos separados por departamentos
• O departamento de mídias fica isolado
• Lojas enfeitadas com balões coloridos
• A entrada da loja é grande e sua saída menor
• Ótima iluminação, música ambiente
• Na entrada da loja vários produtos de diversos departamentos
• Local limpo, no chão não a nenhuma sinalização de propagandas
• Diversos serviços prestados pela loja
• Central de atendimento ao cliente
• Segurança
• Possui vários caixas para pagamento
• Equipe de vendas com uniforme da loja
• Propagandas de produtos e marcas por toda loja
• Existe uma padronização na loja
• No corredor da fila do caixa, produtos de diversos tipos em prateleiras
• Padronização dos uniformes dos funcionários
• Possui um trabalho de Endomarketing


DIVULGAÇÃO DA LOJA

• Sacolas e embalagens com a logomarca da loja
• Anúncios em jornais e revistas
• Encartes semanais
• Anúncios na internet
• Comerciais na televisão


PROMOÇÃO DE VENDAS


•Descontos para clientes que possuem o cartão da loja
• Aceita todas as formas de pagamentos (Crédito, débitos,...)
• Garantia nos produtos
• Promoções anunciado em encartes
• Brindes em épocas comemorativas (Páscoa, Dia da Criança,...)
• Sorteios
• Produtos “casadinho”
• Produtos “leve 3 pague 2”
• Vale – Brindes
• Promotores de vendas no local
• Promoções Sazonais
ANÁLISE DO PONTO DE VENDAS


A loja possui espaço amplo, departamentos bem localizados de forma estratégica, induzindo o cliente a levar produtos de diversos setores, vitrines bem arrumadas e chamativas, por toda loja balões enfeitando o lugar, uma central de atendimentos ao cliente, pronta a atender as necessidade dos consumidores, ainda faltando mais funcionários para esse setor que está defasado, departamento de CD’S e DVD’S, precisão ser mais cuidados e arrumados, o corredor que da acesso aos caixas possui uma ótima estratégia de colocar diversos tipos de produtos para quem esta na fila surgir o interesse de comprar o que está, ali exposto. O principal aspecto analisando de uma forma geral foi que, o ponto de venda estando solido, bem organizado, se torna a alma do negócio, atendendo o cliente de uma forma objetiva e simples.





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