quarta-feira, novembro 12, 2008

Palestra da American AirLines com Schaffer


Palestra – American Airlines
Palestrante: Rogério Schaffer
Tema abordado: Estratégias de superação da American Airlines depois do episódio de 11 de setembro
Projeto elaborado por:
Leonardo Jaques: 20060108805-3
Dezire Zambrozuski:20060109065-1
Marcella Rebelo:20060117999-7
Natália Viana:20060119931-9

CRÌTICAS CONSTRUTIVAS:
A empresa está no mercado aproximadamente ha 100 anos e no mercado brasileiro atua desde 1990, sendo considerada atualmente a maior empresa aérea do mundo.
Depois do atentado 9/11, a empresa viu uma necessidade de formular estratégias que a permitissem sobreviver naquele período, uma vez que os aviões utilizados no episódio levavam sua marca.
Enfrentando um período de instabilidade da moeda, com alto custo do petróleo, a American Airlines se viu em uma grande crise, onde só podiam contar com os nichos de mercado ou seja passageiros de outras empresas que se viam obrigados a viajar e os outros clientes que viajavam por lazer ficaram escassos, nesta época a empresa tinha 40% de prejuízo diário que gerava por volta de 6 milhões por dia.
A companhia se viu obrigada da demitir 20% dos seus funcionários e adotar uma postura diferenciada para o novo perfil de cliente e concorrência, tendo que lutar contra o agente emociona do medo.
Schaffer e equipe sugeriram uma mudança e quebra de paradigma: a Empresa aérea mudou sua visão para sobreviver e reforçou ainda mais seus quatro pilares que são:
Diminuir custos,
Trabalhar junto,
Voar de forma inteligente,
Construir uma base financeira!
Dentro dessa nova perspectiva a empresa se modificou para atender melhor os desejos dos clientes, eliminando alguns intermediários com venda de bilhete pela internet, respeitando a influencia cultural, aumentando seus acordos bilaterais e, conseqüentemente, obtendo boa resposta dos clientes fidelizados que voam American.

Nenhum comentário: