quarta-feira, outubro 01, 2008

Por que Marketing?

Por que Marketing?


1 – Por que Marketing?

Para um marketista, é essencial entender o comportamento do consumidor. Somente desta forma é possível supri-lo de maneira eficaz.
Acho extremamente interessante observar e a analisar determinados aspectos do comportamento humano.
Além disso, estudar Marketing é estudar as ciências que regem o mercado e todo o processo de transação de produtos/serviços - a necessidade de atuar de maneira holística e estratégica neste meio me fascina.
Escolhi a área porque me considero uma pessoa repleta de idéias, estrategista, que gosta de estar sempre atualizada e se superar a cada dia.



2 – Se lhe fosse dada a chance de escolher ser algumas das opções abaixo, identifique o por quê de sua escolha:


2.a. (x) Beija-flor ( )Tubarão ( ) Formiga ( )Leão

Eu gostaria de ser um beija-flor, pois consigo enxergar neste lindo pássaro qualidades as quais me esforço para melhorar cada vez mais como: agilidade – a destreza de movimentos deste animalzinho e sua velocidade são tão incríveis que eles conseguem enfrentar, até mesmo, pássaros cem vezes maiores -, graciosidade – a plumagem colorida dá a impressão da constante mudança de cor dos beija-flores – e adaptação – eles se acostumam facilmente a diferentes tipos de clima e vegetação.


2.b. (x) Gandhi ( ) Bill Gates ( ) Nelson Mandela ( ) George Bush ( ) Roberto Justus

Escolheria Gandhi por ter sido uma pessoa repleta de idéias revolucionárias, preocupada com o mundo a que pertencia e adepta da revolução sem guerra.
Para ele, não é tendo uma atitude de reflexo, semelhante a algo que não concordamos, que vamos mudar aquilo que não nos agrada. Em suas próprias palavras “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.”

Acho importantíssima essa conscientização. É um valor que adotei como parte da minha vida. Se algo não está bem, não devemos culpar o outro, e sim olhar para nós mesmos e nos perguntarmos sobre como estamos contribuindo para a melhoria da situação e/ou se já somos ou fazemos aquilo que queríamos/ esperávamos que os outros fossem/fizessem.



3- Qual o seu capital intelectual?

Graduação em Marketing (cursando o terceiro período)


Word, Power Point, Outlook e Internet– Avançado
Excel - Intermediário
Dreamweaver, Photoshop e Corel – Básico

Sistemas operacionais que costumo usar: Mac Os e Windows

Idiomas:
Inglês – Avançado
Espanhol - Básico

Atualmente estou estagiando com webmarketing em um jornal online.
Lá eu aprendo bastante sobre links patrocinados, Adwords, Adsense e Analytics; estratégias de guerrilha; como melhorar o pagerank do site e subir na busca orgânica do Google; elaboração de newsletters; elaboração de planilhas e gráficos com análises de visitação; elaboração de pesquisas e promoções (principalmente com nossa lista de opt-in da newsletter); dentre outras coisas.

Estou adorando a experiência. Comecei a estagiar no segundo período, em uma época que queria muito conhecer a área de eventos, e agora, no terceiro período já me imagino com um grande futuro no webmarketing. Mesmo assim, seria muito precipitado de minha parte dizer que já tenho certeza daquilo que quero, se ainda não pude experimentar nem a metade dos campos que o marketing abrange.

Devido ao meu estágio, acabo lendo jornais e revistas todos os dias; O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Economist, Le Monde, The New York Times, The Guardian, Veja e, o mais importante de todos, Opinião e Notícia.
Leio, aproximadamente, uns 8 livros por ano.

4 – Estamos em 2010 e falta um mês para a sua graduação. CARTA PARA O FUTURO: descreva seu ambiente de trabalho, rotina de trabalho semanal, qual a empresa em que você estagia, quem é seu mentor (gerente de área)? Qual o cargo que lhe destinarão após você obter seu Diploma?

Estou na Coca-Cola, meu coordenador é o Ricardo Fort, o ambiente de trabalho é extremamente agradável e aprendo coisas novas a cada dia.

Consigo realizar todas as tarefas com destreza e me reconhecem por isso, tanto que quando eu me formar, serei efetivada e passarei a ocupar o cargo de assistente de marketing da nova área voltada somente para webmarketing da empresa.



Fernanda Carvalho Sumar

Nenhum comentário: