quarta-feira, setembro 22, 2010

Fidelização Digital: - Seguidores Twitter @Nova_America

Shopping Nova América, Del Castilho, promove o uso de algumas ferramentas do Marketing Digital pela sua equipe de promoções


A Equipe de Promoções do Shopping Nova América é responsável por agenciar as promoções de todas as lojas em funcionamento no Shopping. Em meados de 2010 começou a investir em algumas ferramentas de Marketing Digital além de seu website que não sofre alteração significativa no visual há 9 anos (2001). Ignorando algumas das principais ferramentas do Marketing Digital, a equipe preferiu investir no lançamento de seu Twitter e FaceBook e, para promovê-los espalhou stands promocionais nos principais corredores do Shopping.


Esta semana, de 13 a 17 de setembro, chegou a vez do Campus da Estácio localizado dentro do Shopping. À primeira vista se entende que a intenção do stand é promover o banner colado na bancada do Stand, porque o horário de atendimento do Stand, na segunda e terça-feira, para cadastrar os passantes (alunos e funcionários da Estácio, em sua maioria) é de 10 às 16 horas. Somente a partir de quarta-feira até sexta (17/09) será entre 15 e 21 horas, a partir daí, os alunos dos turnos da manhã e da tarde terão que se contentar em apenas tentar compreender o banner do Stand: "Faça o seu cadastro e siga o @Nova_America".
  • Será que todos os alunos dos turnos da manhã e da tarde cursam disciplinas na segunda e na terça-feira, e os da noite, de quinta à sexta?
  • Os alunos da manhã em sua maioria serão mais jovens, por que apenas dois dias desta semana para eles se eles estão na geração Twitter e FaceBook?
  • Ao ver o banner do Stand será que os alunos/funcionários irão compreender que a equipe de promoções está promovendo o cadastro no BD (Banco de Dados) da Equipe? Mas como cadastrar no BD se os atendentes não estão lá? Há então "Faça o seu cadastro [...]" significa no Twitter?!
  • É realmente desnecessário estimularmos os clientes (internos/externos) da Estácio a seguirem o Twiter @Nova_America, pois, aluno e professor não pode ver uma promoção que corre logo atrás?
  • Nossos promotores são ótimo atores, será mesmo que não precisamos treiná-los (ensaiá-los), só a entrevista é o bastante para compreenderem o objetivo da Campanha?
Na terceira impressão, eu decidi entrevistar os atendentes (ou "promotores") Renata Macedo (Blog) e Ray Cenna Rabello. Ambos são atores com experiência (peças em cartaz) e formação em Artes Cênicas, por que não promotores com formação em Marketing e experiência em captação de clientes?
Os entrevistei durante 15 minutos e apenas um passante (aluno) foi abordado. Durante 6 horas diárias de atendimento daria para abordar apenas 24 pessoas por dia, sendo que há apenas dois horários de pico entre 10h e 16h e 15 até 21 horas, que são os da entrada para as aulas, totalizando 120 pessoas (naquele Stand) nos 5 dias. Ao perguntar quantos alunos/funcionários/etc. eles abordam por dia, eles acreditam abordarem 200 pessoas por dia.
No início da semana eram 1361 seguidores no Twitter, até sexta-feira, chegaram à 1431, um aumento de apnas 70 seguidores, que podem ter sido pelo próprio Twitter, pois, quando um usuário visita um Twitter de um amigo pode ver quais Twitters ele segue. Com isto fica mais clara a impressão de que a equipe de promoções do Shopping Nova América objetiva fomentar seu Banco de Dados e não o Twitter.


Se fossem abordadas 200 pessoas por dia, seriam muito mais que 70 seguidores, mesmo que não estimulados a seguirem o Twitter.

E a quarta impressão deixa parecer que a Equipe de Promoções do Shopping Nova América não montou estratégia alguma, nem tem objetivo de aumentar seu BD e muito menos os seguidores de seu Twitter. Como se seguir um Twitter para ficar por dentro das promoções e ficar concorrendo à elas, ou "twittando"/correndo atrás delas, fosse algo irresistível aos clientes, não exigindo nenhum esforço dos promotores (Renata e Ray Cenna), muito menos de uma melhor elaboração do banner ou do próprio Stand em si.




As minhas sugestões estão claras na minha segunda impressão: Planejamento e, tentando melhorar, fui buscar mais duas impressões e terminei ainda mais confuso com o objetivo da campanha. Com isso sou obrigado a para por aqui, pois, com a minha quinta impressão para não ofender, quero apenas levantar uma avaliação crítica construtiva.





Atratividade da promoção para os clientes internos e externos da Estácio Campus Nova América

Talvez seria maior para os alunos dos turnos da manhã e da tarde, visto que são recém formados do Ensino Médio e não podem/querem perder tempo com Vestibular público. Já o turno da noite são alunos que estão vários anos sem estudar e muito menos, sem usar computador, consequentemente ainda, a Internet e imagine o Twitter.

Elaborando uma ação mais eficaz para a campanha

  • Planejamento: conforme as minhas sugestões no parágrafo da minha segunda impressão seguindo a premissa de quem realmente precisa das promoções: as lojas e o shopping Nova América ou os clientes? Pois, a campanha foi feita como oportunidade única para os clientes e, na verdade, é oportuniade única para as lojas e o Nova América;

  • Criar um objetivo sólido para ação com metas para os atendentes/promotores de venda;

  • Treinar: os promotores e ensaiar os atores para um rápida especialização em capitação de clientes com reuniões diárias antes do início de cada expediente da campanha para melhorias relacionadas as dificuldades e definir metas específicas para resultados mais sastifatórios;

  • Testar: logo no primeiro dia e tomar as devidas atitudes para corrigir as falhas, até mesmo interrompendo a campanha;

  • Brindes: oferecer brindes (de custo até R$ 0,10) para quem se cadastrar, não deixar de anotar o e-mail e perguntar se o cadastrante possui a tecnologia Bluetooth no celular e sugerí-lo deixar ligado no interior do shopping para poder receber promoções de Bluetooth Marketing e, usar os e-mails para convidá-los novamente a seguir o Twitter e outras redes de relacionamento digital do Nova América;

  • Stand: atender durante toda a semana de 9h às 22h com duas duplas de promotores diferentes (dois turnos) e se os 5 dias não cadastrarem 50% dos alunos no BD e 10% de seguidores no Twitter, repetir mais uma semana - pois, 70 são apenas duas turmas do Campus;

  • Integração: das ferramentas Digitais utilizadas pela Equipe de Promoção do Shopping Nova América, ou seja, não fomentar apenas o Banco de Dados, mas também, o website, sms-marketing, bleutooth marketing, mail marketing, social network (redes sociais) marketing, etc.
Veja todos os trabalhos deste autor neste Blog: aluno5 (Fábio Martins)
Sugestão
A segunda impressão é:

- será que a Equipe de Promoções não se fez as seguintes perguntas?


ELABORADO POR:
FABIO BRITO