Por meio da web, as empresas conseguem ter acesso a um maior volume de dados pessoais e profissionais de seus clientes, e isso amplia as possibilidades de as companhias conhecerem seus consumidores e segmentarem serviços e produtos conforme as demandas específicas de cada cliente. Prever os comportamentos, hábitos e atitudes dos consumidores é importante para estreitar laços que permitam à empresa extrair o má situação socioeconômica, interesses, necessidades, hobbies, etc. Com essas informações em mãos, a empresa pode mapear o comportameximo de valor que cada um deles pode gerar. Entender o perfil de seu cliente é vital para que ele se sinta valorizado, reconhecido e tenha suas necessidades e expectativas atendidas, o que significa saber quem ele é, sua idade, profissão, estado civil,nto de seus consumidores nos ambientes on-line, entender seus perfis de navegação, consumo e interesse, relacioná-los com o tipo de produto ou serviço a ser ofertado e segmentar ações.
A internet oferece muitas opções para você conseguir informações sobre seus clientes e, a partir daí, efetivar ações de marketing e fidelização. Portanto, uma empresa deve ter um relacionamento contínuo com seus consumidores via internet, agregando valor em suas transações de forma rápida e eficiente.