Mesmo atualmente, a web ainda vem sendo pouco explorada pelas empresas. A maioria tem um site na internet, mas não tem um caminho de comunicação direta com o cliente, deixando brechas para os concorrentes. As empresas que investirem em marketing e propaganda para redes sociais ficarão um passo a frente de suas concorrentes, tendo a maior probabilidade de Fidelizar o cliente na internet. O difícil não é implementar a solução, mas sim administrá-la corretamente.
Quantas empresas, ao receber o cadastro de um cliente, abarrotam sua caixa postal com mensagens publicitárias genéricas e enviam diariamente e-mails com informações irrelevantes para o destinatário? Esse procedimento acaba provocando no possível cliente a sensação de arrependimento por ter preenchido o cadastro original. Nesses casos, o efeito é contrário ao desejado, associando seu nome com spam e tornando o cliente sua vítima. Isto quando não vendem o cadastro para terceiros.
O segredo que o cliente procura nas empresas é simples: como as opções no mercado são muitas, a empresa deve funcionar como um catalisador de boas notícias dentro de sua área de especialização. É possível conquistar a confiança do cliente, filtrando para ele os benefícios e poupando-o do que não lhe interessa. A empresa, dentro desta mentalidade, deve oferecer ao seu cliente algo único, diferenciado e inovador. Os benefícios devem ser para o cliente, e não para a empresa, pois os benefícios que esta colhe são indiretos e duradouros com essa política.
A fidelização na Internet é uma das principais ferramentas de marketing para garantir o futuro de uma empresa na nova era. O potencial esta aí, mas precisa ser melhor aproveitado.