O Comércio Eletrônico é um mercado em constante crescimento, com forte influência de que o tempo das pessoas está se tornando um bem valioso e, por vezes, o deslocamento até uma loja física não é uma atividade agradável.
A compra de produtos na Web está bastante ligada à comodidade que a tecnologia proporciona e, a fidelização de clientes, tal como no comércio
tradicional, oferece vantagens competitivas a empresas que atuam neste mercado.
tradicional, oferece vantagens competitivas a empresas que atuam neste mercado.
Existe uma exigência mínima aceitável para que uma compra seja realizada em um Website de CE. Além da facilidade que é gerada em torno desse tipo de negociação, o cliente necessita saber que estará seguro em relação a seus dados e transações bancárias.
No entanto, é também importante que a empresa ofereça preço competitivo em relação aos concorrentes, boa variedade de produtos,diferentes formas para pagamento e apresente um Website que facilite a navegação pelos conteúdos, como fatores essenciais para a fidelização do cliente.
Para atingir a fidelização de clientes é necessário que os fatores internos de atratividade com maior relevância estejam presentes em Websites de CE. Fatores de menor importância tendem a contribuir no processo de fidelização e aquisição de novos clientes,dessa maneira fazendo com que a empresa obtenha uma posição diferenciada em relação aos concorrentes.
Quando uma empresa compromete-se em disponibilizar seus serviços pela Web, cabe a ela definir a melhor estratégia de marketing. Isto pode levar a enfatizar um fator importante, tal como, a segurança de efetuar uma transação eletrônica em seu Website.
Portanto, profissionais de marketing que desejam atuar neste tipo de atividade comercial estão sujeitos a novos desafios para a gestão de relacionamento com clientes.
ELABORADO POR:
Angélica TarcitanoAna Carla Lopez
Adriana Galvão