sábado, abril 17, 2010

Recursos do Marketing Eletrônico

RECURSOS DO MARKETING ELETRÔNICO

FONTE: http://www.artigosinformativos.com.br/ , http://www.online.com.br/ e http://www.acessibilidadelegal.com




Atualmente a Internet oferece às empresas uma possibilidade de oferecer um nível de interatividade nunca antes visto.

Os recursos tecnológicos, e principalmente a Internet, trazem aos gestores de empresas, a possibilidade de efetuar atividades comerciais em um âmbito global.

Hoje, a Internet oferece às empresas uma possibilidade de oferecer um nível de interatividade nunca antes visto.
Dentro deste contexto, surge o marketing eletrônico, um processo que estabelece uma combinação dos recursos de marketing tradicional com ferramentas eletrônicas. A composição destas ferramentas eletrônicas interativas foi concebida através da combinação de comunicações diretas e dirigidas aos clientes com respostas instantâneas. Através das comunicações estabelecidas através de ferramentas de marketing eletrônico, os profissionais de mercado estão atingindo níveis de interação com seus clientes baseados em relações cada vez mais confortáveis e convenientes para seus clientes atuais e potenciais.

A compreensão do cliente e o montante de clientes atingidos com este canal de distribuição de bens e serviços é inédita. Desta forma as empresas precisam dar atenção contínua ao marketing eletrônico e seus desdobramentos a fim de melhor interagir neste ambiente. Hoje, a tecnologia precisa ser encarada como um fator que traz benefícios às empresas, principalmente no que tange ao relacionamento com seus clientes, e não, como uma barreira na condução dos negócios.


COMÉRCIO ELETRÔNICO


Funcionalidade: Comércio eletrônico oferecem as funcionalidades básicas para que uma loja online seja criada, ou seja, você consegue cadastrar produtos e vendê-los, mas sem muitas possibilidades de customização e personalização.
Conforme o tempo vai passando e você vai aumentando a sua experiência com o comércio eletrônico, novas necessidades vão surgindo, não só para o gerenciamento da loja e aumento de vendas, mas também, para uma melhor experiência do usuário em seu site.

Seguem 5 funcionalidades interessantes:

1) venda complementar: Oferecer produtos complementares ou relacionados àquele que o consumidor clicou ou adquiriu, trata-se de uma excelente forma de incentivar as vendas na sua loja virtual. Através desta funcionalidade o lojista pode correlacionar departamentos e/ou seções que serão exibidas no detalhe de cada produto ou simplesmente permitir que o sistema sorteie os produtos que serão mostrados.

2) Integração com Google : Google Analytics é um serviço gratuito disponibilizado pela Google onde ao ativar o serviço através de uma conta do Google e cadastrar um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e disponibilizadas ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimização de sites e campanhas de marketing.

3) Resenhas sobre Produtos: Há plataformas de comércio eletrônico que disponibilizam um módulo de resenhas onde o internauta pode descrever e enumerar aspectos considerados relevantes sobre seus produtos. Por se tratar de textos de origem opinativa e pessoal do resenhador, o módulo permite a moderação prévia dos comentários antes da publicação no site e ainda conta com um relatório estatístico para acompanhamento do lojista. As resenhas liberadas aparecem dinamicamente no site.


4) Área de Publicidade e Banners por Departamento: Procure utilizar plataformas que permitam customizar o layout de seu site utilizando banners e caixas de informação (flash ou imagem) diferentes por departamentos tornando a navegação do site agradável e diversificada para seu cliente. Você consegue assim direcionar sua estratégia de marketing por nichos de produtos que deseja destacar inserindo as propagandas nos lugares certos.

5) Expectativa de venda e Pré-venda: É interessante experimentar a receptividade de um novo produto antes de encomendá-lo com um fornecedor e realizar a pré-venda do produto. Existem ferramentas que possibilitam criar um status para o produto de “sujeito a disponibilidade de estoque”, que possibilita que um produto não estocado, seja anunciado no site, mas com prazos de entrega específicos.


Navegabilidade: O design da loja virtual é fundamental para as vendas do seu site. Ele deve tornar a navegação agradável e intuitiva para fidelizar seus clientes.
E ele acredita que a produtividade da empresa dele deve estar acima da qualidade. Se você conseguir fidelizar usuários que chegaram até o seu site vindos de. Navegar em uma interface agradável, bonita e que não agride os olhos. É o conhecimento do negócio do seu cliente que fará com que você seja melhor.
Aqueles que interpretam o trabalho de um web designer como o processo de encontrar um equilíbrio entre forma e função são uns felizardos! Pra mim design está intimamente relacionado em criar interfaces fáceis, intuitivas e sem barreiras para os usuários. Navegar em uma interface agradável, bonita e que não agride os olhos de quem está navegando em uma sala sem iluminação etc., não é uma tarefa fácil. Mas o design deve ser guiado como uma abordagem em conjunto com as outras dessa lista e não como um paradigma superior sobre os outros


Usabilidade: Usabilidade para o usuário: É muito importante entender como as pessoas no nosso início do século XXI se comportam na internet, como elas navegam, fazem compras e se comunicam. Se você pensa que o resultado final do seu trabalho é para que as pessoas consigam encontrar aquilo que precisam e que elas devem encontrar isso de forma rápida e fácil, você já vai estar pensando em usabilidade. Se este princípio fizer parte do seu projeto, da elaboração até implementação, o usuário agradece.
Acessibilidade implica em não ter barreiras para os mais diversos tipos de usuários. Implementar acessibilidade em web sites é mais fácil do que a maioria das pessoas pensam e os benefícios disso estão além de serem exclusivamente focados em usuários com deficiência visual.

Se você souber que mecanismos de busca navegam no site "lendo apenas o código" (e não vendo) você vai entender quais os benefícios de se desenvolver com este paradigma em mente.




Elaborado por:
Priscila Vilaça.