terça-feira, abril 13, 2010

RECURSOS DO MARKETING ELETRÔNICO

www.shoptime.com.br

 
SHOPTIME é uma empresa de varejo que possui como meios de venda site (www.shoptime.com), catálogo e canal de TV. A programação do canal é ao vivo todos os dias e possui os seguintes programas: Maratona, TV UD, Casa e Conforto, Eletroshop, Infoshop, Eletroinfo, Diversão, UD Gourmet e mais recentemente maratona Shoptime.

O canal Shoptime dedica-se exclusivamente à venda de produtos na área de cuidados pessoais; utilidades domésticas; cama, mesa e banho;informática; lazer; eletrônicos e etc.

O Shoptime é uma marca que traz sempre lançamentos e novidades para o mercado brasileiro.

Exemplos de itens que foram lançados pela marca e tornaram-se sucessos de venda são Grill, máquina de Waffle, Master Suco e nesse ano o lançamento do Desidratador de alimentos. Todos eles da marca Fun Kitchen.O canal atinge hoje cerca de 30 milhões de telespectadores por mês. Seu público é formado por telespectadores de antena parabólica e ainda de TV por assinatura (NET,SKY,VIACABO e no site).

NAVEGABILIDADE – O site tem uma ótima navegabilidade com links para toso seu catálogo de produtos (links laterais e links na parte superior do site), links especiais para lançamentos, ofertas especiais e ofertas da TV, link para busca fácil de usar, links para central de atendimento, ligue e compre pedidos e cadastro. Na parte de baixo do site se encontram os links dos serviços (tais como: passagens aéreas, cadastre-se, catálogo, melhores receitas do Shoptime e Tv Shoptime) e também especificam as formas de pagamento, institucional, central de negócios, central de atendimento e shoptime viagens.


USABILIDADE – A cor do site é de acordo com as cores do logotipo da marca, as cores do site não entram em conflito com a cor do background. Oferece facilidade de pagamento: cartão de crédito em até 12 x sem juros (Visa, Mastercard, Amex, Diners, Hipercard e Aura), Boleto bancário On line para compras a vista, Débito em conta (Banco do Brasil), Visa Eletron (Banco Bradesco), Financiamento pré-aprovado (Banco do Brasil) e Cartão Shoptime.


FUNCIONALIDADE- O Shoptime.com tem o compromisso de manter sua privacidade durante todo o processo de navegação. Vale lembrar que os dados pessoais são registrados pelo Shoptime.com de forma automatizada, dispensando manipulação humana. O Shoptime.com também garante que seus dados não serão trocados, ou vendidos para parceiros ou quaisquer outras empresas sem sua prévia autorização. - no cadastro de compras do Shoptime.com os dados pessoais são peça fundamental para o pedido chegue em segurança, na casa, de acordo com nosso prazo de entrega. O Shoptime.com mantém as informações em sigilo absoluto e as utiliza somente com o objetivo de traçar um perfil do público do site e para aperfeiçoar sempre os serviços.



FIDELIZAÇÃOA Internet tem sido um dos grandes avanços, facilitando a comunicação entre as empresas e os clientes. Estas facilidades oferecidas aos consumidores fazem com que o nível de exigência aumente, buscando novos produtos e serviços que os satisfaçam. O crescimento na utilização da Internet possibilitou novas alternativas de realização das tarefas e relacionamentos. O amadurecimento do comércio eletrônico afetou o relacionamento entre empresas e clientes. O novo marketing, contemplando esta realidade, deve entender as mudanças nos conceitos de tempo e espaço. As organizações precisam utilizar as novas redes de comunicação, formatos digitais da informação, integração dos sistemas e, principalmente, interatividade com o cliente.

A profusão de inovações tecnológicas e práticas em comércio eletrônico permitiu diversos entendimentos para o marketing eletrônico. Existe confusão entre conceitos e denominações de marketing digital, marketing eletrônico e marketing na Internet. Isto pode ser explicado pelo fato do marketing eletrônico permear diversas áreas de estudo (marketing, tecnologia de informação, Internet) e influenciar várias atividades dentro das organizações (marketing, vendas, produção).


As mudanças trazidas pelas novas tecnologias e pelo comércio eletrônico modificam as atividades de marketing. O novo marketing deve entender a mudança nos conceitos de tempo e espaço, as necessidades dos consumidores são diferentes e estes têm nova postura frente aos anúncios e anunciantes.

As oportunidades para a aplicação do marketing eletrônico crescem com a introdução de novas tecnologias. Os modelos de negócio que surgem baseados em novos conceitos servem de referência para a construção de metodologias aplicáveis em outras organizações. As empresas dispostas a ingressar no mundo eletrônico devem focar o cliente. Para alcançar os objetivos, a autora sugere cinco etapas: facilitar os negócios do cliente com a organização; enfocar o cliente final de seus produtos
e serviços; redesenhar os processos de negócios relacionados ao cliente, do ponto de vista do cliente; conectar a empresa para obter lucro, concebendo uma arquitetura de negócios eletrônicos, abrangente e progressiva; fomentar a lealdade do cliente para conseguir rentabilidade.





ELABORADO POR:
Eliane da Silva
Lyon Melandre
Mariana Fernandes