sábado, abril 17, 2010

RECURSOS DO MARKETING ELETRONICO

WALMART     -     e-Commerce.

Walmart é uma empresa do setor de varejo que iniciou suas atividades nos Estados Unidos da América em 1962 por Sam Walton.

Inicialmente uma loja de descontos, em Bentonville, Arkansas, hoje atua em 11 países: Estados Unidos, México, Canadá, Brasil, Argentina, Porto Rico, Alemanha, China, Coreia, Inglaterra e Japão.

Com a convergência, migrou também para o ambiente web, passando a realizar vendas de novos produtos pela internet.

Um dos benefícios da convergência para o comércio eletrônico, é que as empresas além de vender em seus pontos de venda, tem mais um mercado para explorar, o virtual, com custos mais baixos e as maiores capacidades para a distribuição da informação e mídia para uma audiência mundial.

ANÁLISE

Navegabilidade: O site não apresenta lentidão em nenhuma de suas páginas, ao clicar na imagem de um produto depois é fácil voltar para a página anterior sem perder as características do produto, todos os banners, animações em flash, pop-ups e destaques sempre carregam bem rápido, com tempo médio de 2s, permitindo que o cliente visualize sempre todas as informações de uma única vez. Os destaques nunca deixam de aparecer, e estão posicionados de forma que chame atenção do consumidor.

Usabilidade: Para quem não tem muita facilidade em utilizar a internet, o portal e auto-explicativo, com o passo a passo em todas as telas. Já na página inicial, no menu do lado esquerdo o visitante consegue visualizar todas as categorias de produtos, possui uma barra de buscas caso o cliente queira ir a um roduto específico, todos os produtos possuem imagens, com especificações físicas e técnicas. A compra pode ser feita com segurança pelo cartão de crédito, ou se o cliente preferir, após escolher a mercadoria pode ligar para o televendas e fazer o seu pedido.

Funcionalidade: Com uma logística de primeira, o Walmart.com entrega as mercadorias no prazo estabelecido, os funcionários do televendas estão sempre a disposição para ajudar os clientes, tirando todas as dúvidas a respeito do produto.



A compra feita no cartão de crédito é online, na hora o cliente recebe um e-mail de confirmação com a resposta da administradora de cartões, diferente de alguns sites de comércio eletrônico que o cliente faz o pedido e só 48h após é que a empresa processa o pedido no cartão de crédito. Com o Walmart.com é tudo online, o serviço é fast!






ELABORADO POR:
Julio Eiterer.
Centro I.