A Lojas Americanas é uma empresa que nasceu no Rio de Janeiro em 1988 com o compromisso de oferecer soluções aos consumidores, com excelentes produtos de grandes marcas, a preços muito competitivos.Com amplo sortimento, muitas promoções e novidades, tornou-se um grande sucesso entre os clientes e conta com mais de 70 lojas, situadas nos principais Shopping Centers e pontos comerciais nas cidades em que atua.
Atualmente opera em todo o país, atendendo clientes através da Internet ou por Televendas. Além das promoções e novidades diárias, a cada semana novos eventos temáticos são apresentados na Internet, encartes e anúncios na TV e nos Jornais trazendo oportunidades muito apreciadas e produtos para tornar o dia a dia mais prático e agradável.
"Próxima, Rápida e Sempre com Você", esse é o lema da empresa que tem como valores o profundo respeito ao ser humano, a melhoria contínua e a paixão pelos produtos que oferece. O compromisso com a qualidade dos produtos que vende, a assertividade e imparcialidade das informações sobre as soluções que oferece, a segurança da compra, a agilidade da entrega e os excelentes preços, tornam a compra através do site, do Televendas ou das lojas uma ótima opção para os consumidores de todo o Brasil.
Navegabilidade – As imagens e descrições dos produtos facilitam bastante no momento da consulta. O sistema da busca também facilita, utilizando palavras-chaves simples. O que polui um pouco o layout é o tamanho da fonte utilizada para informar os preços. Deveria também um sistema de categorização mais apurado, afim de facilitar a consulta já que a única forma de encontrar algo é pelo sistema de buscas. Destaque para a rapidez com a qual é possível se navegar pelas as páginas, todas muito leves.
Usabilidade- Todas as formas de pagamento imagináveis estão disponíveis (Cartão de Crédito, Transferência Eletrônica ou Boleto Bancário). O vasto catálogo permite encontrar itens que não estejam disponiveis em uma determinada loja.
Funcionalidade- O site possui certificado SSL da VeriSign, autoridade mundial em segurança na Internet, permitindo que as informações trocadas com endereços de site que comecem por http sejam criptografadas antes da transmissão, Proporcionando total segurança. Ainda existe a instalação de “cookies” no computador para possibilitar a identificação do browser após a primeira visita. Com isso, o atendimento virtual fica mais personalizado e sem perder a privacidade, uma vez que nesses cookies não existem informações pessoais de segurança. Isto significa que, ao acessar o site mais de uma vez e pelo mesmo computador, uma vez cadastrados os dados pessoais do cliente, identifica-se o browser e automaticamente busca-se o nome informado no cadastro para personalizar o atendimento. Na momento da compra, porém, sempre serão solicitados identificação e senha.
COMO PODEM OS RECURSOS DO MKT ELETRONICO AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO E NO SUPORTE DE RELACIONAMENTOS CONTÍNUOS COM OS CLIENTES. CITE EXEMPLOS.
Os recursos tecnológicos, e principalmente a Internet, trazem aos gestores de empresas, a possibilidade de efetuar atividades comerciais em um âmbito global. Hoje, a Internet oferece às empresas uma possibilidade de oferecer um nível de interatividade nunca antes visto.
Dentro deste contexto, surge o marketing eletrônico, um processo que estabelece uma combinação dos recursos de marketing tradicional com ferramentas eletrônicas.
A composição destas ferramentas eletrônicas interativas foi concebida através da combinação de comunicações diretas e dirigidas aos clientes com respostas instantâneas. Através das comunicações estabelecidas através de ferramentas de marketing eletrônico, os profissionais de mercado estão atingindo níveis de interação com seus clientes baseados em relações cada vez mais confortáveis e convenientes para seus clientes atuais e potenciais.
As quatro características principais que possibilitaram ao marketing eletrônico tal nível de interação são:
1.Um canal de relação maximizado, onde o eixo empresa-cliente consegue interagir de forma muito mais significativa;
2.A inovação e customização dos produtos e serviços em virtude do grande contingente de informações detidas pelas empresas, dos seus clientes, é hoje, possível personalizar produtos e serviços como nunca na história;
3.A existência de novos meios de venda e distribuição de bens e serviços modifica drasticamente a maneira com que os mercados fazem negócio. Hoje o mercado .com oferece meios de distribuição e venda de mercadorias e serviços inovadores e, completamente desconhecidos há 10 anos atrás; e por último,
4.Vantagem competitiva sustentável no longo prazo.Estas quatro contribuições do marketing eletrônico trazem um nível de significância na relação cliente-empresa nunca antes atingido. A compreensão do cliente e o montante de clientes atingidos com este canal de distribuição de bens e serviços é inédita. Desta forma as empresas precisam dar atenção contínua ao marketing eletrônico e seus desdobramentos a fim de melhor interagir neste ambiente.
ELABORADO POR:
Suellen Almeida
Andrea Brito