CITE EXEMPLOS:
O Marketing Eletronico eh uma area do Marketing em crescimento nos ultimos anos e que vem se tornandouma tendencia no mercado. Eh uma forma de comunicaçao inteligente que atinge um publico muito grande, portanto as Empresas estão começando a se estruturar para melhor atender a seus clientes. Por outro lado, os clientes sentem um serviço personalizado e tornam-se verdadeiros defensores de uma marca ou de uma empresa.
Um exemplo deste tipo de serviço e o da própria Universidade Estacio de Sá, que envia mensagens de texto para pessoas que estao passando proximas a uma unidade, convidando para estudar e se tornar um profissional mais qualificado no mercado.
Um outro exemplo é da empresa para qual eu trabalho. A BOXBRAZIL envia mensagens de texto para clientes informando de promoçoes e avisos em sites americanos de venda pela internet/ E-COMMERCE.
Este serviço é um verdadeiro aliado das empresas que ganham mais uma ferramenta de comunicaçao com os clientes.
2- EScolha um Web Site de Comércio Eletrônico, e-commerce, para analisar. Descreva sua finalidade, navegabilidade e usabilidade, a exemplo do que foi estudado em sala de aula.
Escolhemos o site onde um dos componentes do grupo trabalha: BOXBRAZIL.COM. É uma empresa americana de comercio eletrônico que realiza a compra de produtos pedidos pelos clientes nos EUA e transportam a mercadoria para o Brasil, entregando nas residencias dos clientes. Basicamente esta empresa trabalha como uma Transportadora Internacional que realiza serviços de compra para os clientes nos EUA.
Por ser uma empresa que ainda esta se estruturando no mercado nacional, a navegabilidade e funcionalidade do site é um pouco falha: alguns clientes sentem dificuldades em encontrar certas informaçoes e acabam recorrendo a outros meios de comunicaçao com a empresa, acarrentando no aumento de atividades no setor de comunicaçao com os clientes.
O processo para utilizar os serviços da empresa é muito simples, O QUE FACILITA A USABILIDADE DO SITE, opera-se de forma simples. Os funcionários deixam tudo bem claro aos clientes, quando questionados.
A comunicação desta empresa e realizada somente de forma Online, disponibilizando um CHAT ao vivo com um operador ou por e-mail. Falta um serviço 0-800.
Todas as informaçoes que o cliente necessita estao disponibilizadas no site, para que o cliente faça o acompanhamento de seus pedidos, de forma simples, descomplicada.
Sugestoes para MELHORIA do site:
- Atualização diaria de produto em promoção, pois isso não é feito periodicamente.
- Disponibilizar mais meios de comunicação com o cliente.
- Colocar um vídeo auto-explicativo com todo o processo de compra utilizando os serviços da empresa.
- Realizaçao de campanhas promocionais, pois isso não eh feio pela empresa.
- Disponibilizar mais opções de forma de pagamento aos clientes. Atualmente a empresa aceita somente pagamentos através de Cartão de Crédito Internacional, Boleto Bancário ou Pay Pal.
MISSÃO VISAO E VALORES DA EMPRESA:
A missao é atender aos clientes comclareza e objetividade, de forma que a BOXBRAZIL.COM faça com que os clientes vejam os diferenciais da empresa, que sao atendimento rápido e completo, suporte aos cliente e acompanhamento de logística, dentre outros. Procurar oferecer um atendimento personalizado, fazendo com que os clientes se sintam especiais e, ao mesmo tempo, divulguem e defendam a marca.
A visao da BOXBRAZIL é fazer com que a marca fique mais conhecida no país e tornar viável aos clientes a aquisiçao rapida de um produto vindo diretamente dos EUA, de forma 100% legalizada.
O objetivo da empresa é divulgar o serviço e aumentar a lucratividade atraves da captação de novos clientes e a fidelização dos clientes da base.
ELABORADO POR:
Douglas Cavalcanti
Marco Antonio de Paula