terça-feira, abril 06, 2010

Recursos do Marketing Eletrônico

Como podem os recursos do marketing eletrônico ajudar no desenvolvimento e no suporte de relacionamento contínuo e na fidelização com os clientes?

A indústria de comércio eletrônico do Brasil vem se desenvolvendo rapidamente, como resultado do aumento no número de pessoas buscando comprar produtos e serviços pela Internet. De acordo com a Forrester Research, as vendas online de produtos atingiram R$2,8 bilhões em 2005 e deverão chegar a R$12,8 bilhões até 2010, representando uma taxa de crescimento anual de 38%. Da mesma forma, as vendas online de serviços também deverão crescer rapidamente. De acordo com a Júpiter Research, as vendas online de viagens atingiram R$2,6 bilhões em 2005 e chegarão a R$10,2 bilhões até 2010, representando uma taxa de crescimento anual de 31%.

O crescimento contínuo do comércio eletrônico é impulsionado por:
•Maior utilização da Internet. De acordo com o relatório de pesquisa do Unibanco, o Brasil possui 37 milhões de usuários de Internet (aproximadamente 20% da população), tendo crescido a uma taxa anual de 21% desde 2001, devendo chegar a 55 milhões em 2010.

•Aumento do hábito de compras online entre os usuários de Internet. A alta penetração de serviços como online banking, transmissão da declaração do imposto de renda pela Internet e comunidades virtuais denotam a propensão da população brasileira para adotar novas tecnologias. O hábito de comprar online está em amplo crescimento, não obstante a penetração dentre usuários de Internet permanecer baixo (14%, contra 85% nos EUA). Nossa expectativa é que esta diferença reduza significativamente à medida que mais pessoas tenham experiências positivas na compra online.

•Crescimento de banda larga. De acordo com o relatório do Credit Suisse, o Brasil possui 8,8 milhões de usuários de banda larga (aproximadamente 4,7% da população), tendo crescido a uma taxa anual de 88% desde 2003, devendo chegar a 21 milhões em 2010. O uso de banda larga favorece o aumento de compras online por usuário.

•Sortimento limitado em lojas tradicionais. O mercado varejista brasileiro caracteriza-se por lojas com pouco sortimento e pela ausência de grandes category killers e megastores. Esta deficiência favorece os varejistas online, uma vez que estes não possuem limitação de espaço de prateleira e não necessitam replicar estoques em várias lojas.
Com base nestes dados verificamos o porquê das empresas estarem investindo tanto no marketing eletrônico como novas formas de estratégias de fidelização de seus clientes, a compra online já está deixando de ser um coisa “estranha” para as pessoas, e hoje elas percebem a vantagem de comprar online, pois as empresas desenvolvem ofertas e promoções específicas para este tipo de público, mandando emails com ofertas personalizadas para cada perfil de cliente, oferecendo benéficos em adquirir seus produtos, oferecendo muitas vezes produtos com preços mais baixos que nas lojas físicas e praticidade para o consumidor, estimulando sua compra e criando uma relação contínua com os clientes.
Ex: Pontofrio.com, Submarino, Americanas.com, Etc.



Escolher um web-site de comercio eletrônico (e-commerce) para analisar.
Site:(Pontofrio.com)



Em mais de 60 anos de atuação, o Ponto Frio é a segunda maior rede varejista do Brasil em seu segmento, em termos de receita líquida. Tem sólida reputação e tradição no mercado, além de amplo reconhecimento da marca, que possui alta penetração em todas as classes sociais.

• O Ponto Frio foi fundado em 1946, na cidade do Rio de Janeiro, quando Alfredo João Monteverde apostou na importação e venda de produtos como máquinas de costura e refrigeradores. Surpreendendo o mercado, o jovem empresário deu aos brasileiros a oportunidade de terem acesso ao conforto, segurança e tecnologia, que outros países do mundo já há tempo desfrutavam.

Os produtos importados, especialmente os eletrodomésticos, despertaram o interesse dos consumidores de tal maneira, que acabaram determinando a necessidade de abertura de uma loja para exposição das novidades e para a satisfação de suas necessidades de consumo.

Dentre os produtos importados, o refrigerador americano “Cold Spot” alcançou tanto sucesso nas vendas e aceitação dos consumidores, que a empresa passou a ser conhecida como Ponto Frio, nome fantasia criado a partir da tradução do nome Cold Spot.

O Ponto Frio tornou-se uma das maiores empresas de eletrodomésticos do varejo nacional, conquistando a fidelidade de seus consumidores, o respeito do mercado e admiração de seus colaboradores.

• Pensando no crescimento fora das regiões onde a Companhia atua fisicamente, o Ponto Frio criou um canal de vendas por telefone – TeleVendas – e lançou seu site na internet em 1996, inicialmente para consultas sobre os produtos comercializados e informações corporativas. O site tornou-se um forte canal de vendas online a partir de 1997, sendo eleito a Empresa de E-Commerce do Ano, pela AMI – Associação de Mídia Interativa – em agosto de 2002.

Em agosto de 2008, a operação virtual passou por um processo de cisão, sendo criado o PontoFrio.com Comércio Eletrônico S.A, uma empresa varejista online com gestão e operação independentes do Ponto Frio e quase a totalidade do seu capital social controlado pela Globex Utilidades S.A.

O site tem um layout moderno, com cores que chamam a atenção do consumidor, onde são colocados em destaques como destacamos  a seguir:

NAVEGABILIDADE - possui um sistema de buscas rápido e preciso aonde é possível encontrar o produto desejado com extrema rapidez e facilidade, ainda dispões de um link para listas de casamento trazendo mais agilidade e praticidade para seus usuários. O site é de fácil navegabilidade com links auto explicativos separados por seção de produtos diferente.

USABILIDADE - Oferece ainda facilidades de Pagamento, podendo o consumidor escolher entre pagar com cartão de credito, boleto bancário, débito em conta, etc.

FUNCIONALIDADE - Possui um sistema de entrega próprio com frete grátis para todo o Brasil, com um sistema de acompanhamento do seu pedido desde o fechamento do pedido, a aprovação do pagamento até a ida do produto para a transportadora, informando data de entrega, ainda envia emails com todas as informações da compra para os clientes.




Elaborado por:
Marcus Vinicius dos Santos Porto.
Marcelo Viana.