Inúmeras organizações vem utilizando o marketing eletrônico como forma de estimular a realização de negócios, oferecendo produtos, serviços, informações aos consumidores e identificando o seu público alvo através da Internet.
Aplicado à fidelização de clientes, significa o uso da tecnologia para automatizar os vários níveis de marketing e comunicação com o cliente.
Através do Marketing Eletrônico pode-se personalizar a abordagem aos consumidores on-line observando seu comportamento na Internet. Analisando as páginas que os consumidores navegam e as informações que ele deixa no site é possível prever e sugerir novas compras. Como exemplo disto temos os sites de e-commerce da Fnac, Saraiva e Ponto Frio, entre outros.
Desta forma as empresas precisam dar atenção contínua ao marketing eletrônico e seus desdobramentos a fim de melhor interagir neste ambiente. Hoje, a tecnologia precisa ser encarada como um fator que traz benefícios às empresas, principalmente no que tange ao relacionamento com seus clientes, e não, como uma barreira na condução dos negócios.
O site de e-commerce escolhido é o Shoptime.com.
Aplicado à fidelização de clientes, significa o uso da tecnologia para automatizar os vários níveis de marketing e comunicação com o cliente.
Através do Marketing Eletrônico pode-se personalizar a abordagem aos consumidores on-line observando seu comportamento na Internet. Analisando as páginas que os consumidores navegam e as informações que ele deixa no site é possível prever e sugerir novas compras. Como exemplo disto temos os sites de e-commerce da Fnac, Saraiva e Ponto Frio, entre outros.
Desta forma as empresas precisam dar atenção contínua ao marketing eletrônico e seus desdobramentos a fim de melhor interagir neste ambiente. Hoje, a tecnologia precisa ser encarada como um fator que traz benefícios às empresas, principalmente no que tange ao relacionamento com seus clientes, e não, como uma barreira na condução dos negócios.
O site de e-commerce escolhido é o Shoptime.com.
Fundada em novembro de 1995, o canal pertencia à Globosat e teve como inspiração o canal Home Shopping Network, dos EUA. Inicialmente vendia seus produtos apenas pela televisão e pelo catálogo. Com a ascensão da Internet, foi criado o site Shoptime.com em 1997 com maior variedade de produtos. A marca foi comprada pelo mesmo grupo das Lojas Americanas em 2005. Hoje, o Shoptime faz parte da B2W - Companhia Global de Varejo que possui as seguintes marcas: Americanas.com; Shoptime; Submarino e Ingresso.com.
O Shoptime.com está entre os mais importantes sites de e-commerce do país. Oferece mais de 3.000 itens entre eletrônicos, eletrodomésticos e está diretamente relacionado ao canal de compras da TV por assinatura.
Navegabilidade - A navegabilidade é um item importante em um site, pois ela se constitui na organização da informação para que o usuário navegue de forma intuitiva e saiba onde está, de onde veio e quais são as suas possibilidades futuras de acesso.
Para avaliar a navegabilidade de uma página da web, pode-se aplicar os seguintes critérios:
1) Ajuda, dúvidas freqüentes ou FAQ: Por se tratar de um site de serviços (venda de produtos em geral), muitos usuários podem ter dúvidas sobre o processo de compra. No entanto, não encontramos essa área neste site.
2) Campo de Busca: O campo de busca pode ser utilizado para facilitar a busca de assunto que não está facilmente indicado nos tópicos do menu, ou ainda, para agilizar o processo de recuperação de informação. É importante que esse campo se apresente em todas as páginas do site na mesma disposição. O campo de busca interna encontra-se na parte superior do site, acessível aos usuários.
3) Número de cliques: Quanto menor for o número de cliques para encontrar a informação, mais o usuário estará satisfeito. Até encontrar a informação necessária são feitos no máximo 3 cliques o que é um número satisfatório.
Usabilidade - Um site usual é aquele que mesmo que o usuário nunca tenha entrado no site, ele entende imediatamente do que se trata, sabe onde ele pode encontrar o que está procurando, de maneira fácil e rápida.
Segue abaixo alguns exemplos de instrumentos que melhoram a usabilidade de um site:
1) Ter uma barra de navegação que fique clara para o usuário quando ele entra;
2) Criar uma padrão para os links, deixando explícito onde pode ou não ser clicado;
3) Dar nomes objetivos a links em geral;
4) Facilitar ao máximo a pesquisa quando o site tiver uma, evitando usar termos do tipo “busca por palavra -chave”;
No caso do site Shoptime.com podemos afirmar que este possui uma boa usabilidade.
Funcionalidade - O Shoptime.com garante a sua privacidade durante todo o processo de compra. O site possui certificação de site seguro da Certisign - maior empresa brasileira em tecnologia com foco exclusivo nas soluções que utilizam Certificação Digital, sendo precursora no Brasil e no mundo. Garantindo assim que os dados dos consumidores não serão trocados, ou utilizados para outros fins sem prévia autorização.
ELABORADO POR:
Ivanberg Vidal
Conceição Sanchez