A colorimetria é, sem dúvida, um objeto de estudo extremamente importante para as empresas, uma vez que as cores escolhidas para uma logomarca ou mesmo como identidade visual de uma organização representa, muita das vezes, um empurrão para o sucesso ou para o fracasso.
A psicóloga Elaine Marini – autora do livro "Cromoterapia - Como as cores podem mudar sua vida" (Editora Nova Era, 2002) – explica que a cor de nossa preferência reflete o aspecto da personalidade real. A segunda cor que cada um mais gosta representa os objetivos da vida. E a cor que não gosta simboliza as frustrações do indivíduo.
É exatamente este o ponto em que podemos perceber que as pessoas relacionam as cores à experiências vividas ou que gostariam de viver. Um exemplo disso é que as cores preto e prata (e suas variações) são as mais procuradas nas concessionárias atualmente. Isso porque o consumidor, de uma forma geral, relaciona estas cores ao status, sucesso e a pessoas bem sucedidas.
Segundo estudo realizado pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido, a evolução do ser humano levou as mulheres a preferirem a cor rosa. “A explicação deve datar do período em que o homem caçava, quando as mulheres deveriam se beneficiar da habilidade de reconhecer frutas maduras, as vermelhas”, disse Anya Hulbert, que lidera a equipe da pesquisa.
Segundo a pesquisa, a cor preferida universalmente, ou a mais identificada entre os entrevistados, é o azul. Segundo Hulbert, não há explicações óbvias para isto, somente especulações de que, ainda na época da caça, os humanos prefeririam um céu limpo e uma água limpa, indicados pela cor azul.
Dentro do Marketing, devemos estudas os hábitos e comportamentos dos consumidores a fim de ganharmos vantagem competitiva e o tão almejado posto de “Top pf mind”, ou seja que estejamos sempre em primeiro lugar na mente do consumidor, principalmente no momento da compra.
Esta percepção da preferência consumidor por determinada cor auxilia a organização a ganhar vantagem competitiva e evitar possíveis fracassos no lançamento de produtos simplesmente pela cor da empalagem. As pesquisas de mercado são o modo mais eficaz de identificarmos as tendências do consumidor e indicar onde podemos fazer ajustes para chegarmos ao Top of Mind.
ELABORADO POR:
Ana Luisa Hyer
Felipe
Sabrina