segunda-feira, abril 05, 2010

Recursos do Marketing Eletrônico

Porque Marketing? (Mauricio Araujo)

Minha escolha pelo Marketing se deu no momento em que decidi fazer uma faculdade. Ao analisar entre varias opções (administração, economia, turismo) pude constatar que fazendo marketing teria ao meu alcance um conjunto de ferramentas, oriundas de diversas áreas do conhecimento humano, cuja finalidade é facilitar as trocas que se efetuam no mercado. Pude perceber também que o profissional de marketing está capacitado a trabalhar em diversas áreas como: planejamento, pesquisa de mercado, criação e desenvolvimento de novos produtos, etc. Também pude perceber que é uma área que requer de seu profissional um alto nível de interesse/ interação, tudo focado num desenvolvimento e aperfeiçoamento constante. Posso concluir que estou muito satisfeito com minha escolha e espero traçar uma carreira de muito trabalho e sucesso.

Porque Marketing?( Diego Silva)

Por que escolheu graduação em Marketing? * Área de inteligência, análises e planejamento. Hoje em dia toda empresa precisa ter um departamento de Marketing, que pense na imagem e desenvolvimento da empresa. E essa parte de planejamento sempre me interessou.

Capital Intelectual -Diego Silva

* Pacote Office, Inglês intermediário.

Capital intelectual - Mauricio Araujo

§ Informática: Windows, Office, Internet, Corel Draw e Photoshop
§ Francês: Avançado (Aliança Francesa)
§ Inglês: Avançado (Wizard)
§ Espanhol: Intermediário (Senac)
§ Gestão de Pessoas (Univ. Estácio de Sá)
§ Gestão de Marcas ((Univ. Estácio de Sá)
§ Administração: Formação para o mercado (Senac)
§ Leitura dinâmica e Memorização (Biblioteca Estadual)
§ Treinamento em Técnicas de Vendas (Signature do Brasil)



Como podem os recursos do marketing eletrônico ajudar no desenvolvimento e no suporte de relacionamento contínuo e na fidelização com os clientes?

Na medida em que garante rapidez e flexibilidade na comunicação entre a empresa e seus clientes. Direcionando esforços para o segmento de clientes que realmente interessa à empresa. Esses clientes devem receber benefícios de alto valor percebido durante sua interação. Além disso, todos os canais de comunicação devem estar comprometidos com o processo, objetivando assim, oferecer uma excelente experiência online, combinando seleção, disponibilidade, interatividade e conveniência. Tudo isso focado na busca pela satisfação e fidelidade de seu público- alvo.

Exemplo: Supermercado zona sul, que através do perfil de compra de cada cliente, oferece um serviço on-line personalizado, onde o cliente pode fazer suas compras de forma pratica e rápida com total interatividade, tudo baseado em seu histórico.



Escolher um web-site de comercio eletrônico (e-commerce) para analisar.
(Site escolhido: Americanas.com)A Americanas.com é uma empresa de varejo on-line, pertencente ao grupo de investimento GP.
Seu público-alvo é composto, segundo os últimos levantamentos, por cerca de 60% de homens e 80% de consumidores das classes A e B.
Seu site é de fácil navegabilidade com links para os principais fornecedores. Possui um mecanismo de busca simples e completo de todos os produtos ofertados.
USABILIDADE - Oferece ainda facilidades de Pagamento, podendo o consumidor escolher entre pagar com cartão de credito, boleto bancário, debito em conta, etc.
FUNCIONALIDADE - Possui seu próprio sistema de logística que permite entregar pedidos em até 48 horas em todo o Brasil.
Com mais de 300 mil produtos, é reconhecida como a maior empresa on-line da América Latina, sendo destino de 10 milhões de clientes e 20 mil empresas.

MISSÃO: Ser o destino preferido de compras online no Brasil.
VISÃO: Ajudar as pessoas a melhorar continuamente a sua qualidade de vida, provendo-lhes acesso a produtos de qualidade, com o melhor atendimento e serviços, poupando-lhes tempo e dinheiro


Elaborado por:
Mauricio Araujo
Diego Silva