quarta-feira, setembro 23, 2009

MARKETING DIGITAL

AV1 - Questão 1:


Seja no marketing tradicional ou marketing eletrônico, o composto do mix (produto, preço, praça e promoção) não pode ser ignorado. É fato que todos os recursos do marketing eletrônico são ferramentas de grande comunicação com os clientes. Mas como toda ferramenta, se não for bem utilizada, poderá causar prejuízos, ou seja, a essência do marketing é atender as necessidades dos clientes.

Se buscamos um relacionamento contínuo e fiel com ele ( o cliente), cada informação, sugestão ou reclamação colhida, seja pelos canais virtuais ( internet) ou tradicionais ( telefone ), precisa ser trabalhada, analisada com muito cuidado. Aí sim, através da interatividade que o marketing eletrônico nos fornece retornaremos essas informações em troca de produtos / serviços para que o cliente perceba a empresa como alguém que o conhece e valoriza esse relacionamento.



Questão 2:

Em nossa opinião, a world wide web se enquadra em qualquer categoria do mix promocional. Porém as categorias em que ela melhor se enquadra são duas: PROPAGANDA e PROMOÇÂO DE VENDAS.

Propaganda é a alma de qualquer negócio (físico ou virtual) e como a grande rede permite acesso 24 horas por dia, todos os dias da semana (inclusive feriados) faz com que uma boa propaganda possa alcançar todos os targets desejados pelo anunciante, a qualquer hora e de qualquer lugar.
Já uma boa promoção de vendas alavanca qualquer produto e como tem um grande poder de alcance, proporciona um retorno muito grande de vendas, mesmo com aqueles clientes que prefiram finalizar a compra de forma tradicional, ou seja, comparecendo fisicamente a um estabelecimento.


Questão 3:

Site escolhido: www.americanas.com

Site que possui um layout coerente com a marca varejista, que permite ao cliente uma associação direta ( vermelho bem destacado ).

Funcionalidade:

É bem funcional, em sua página inicial já informa os 36 departamentos ali disponíveis e coloca ao lado os principais para uma rápida procura ( informática, livros, Dvd's, etc).

Navegabilidade:

Muito fácil, ou seja, qualquer leigo em informática consegue navegar em busca de produtos e é bastante seguro.

Usabilidade:

É constantemente atualizado em relação a disponibilidade e variedade dos produtos, faz o cálculo do frete e permite o rastreamento dos produtos comprados e o mais importante, faz um pós-venda muito eficiente, tirando proveito da logística e expertise do varejista tradicional que é as LOJAS AMERICANAS.


PROJETO ELABORADO POR:
Manoel Mineiro da Silva Neto
Vinicius Candreva Ferreira

Nenhum comentário: