domingo, setembro 27, 2009

Marketing Digital

Inúmeras organizações vêm utilizando o marketing eletrônico como forma de estimular a realização de negócios, oferecendo produtos, serviços, informações aos consumidores e identificando o seu público alvo através da Internet. Através das
comunicações estabelecidas pelas ferramentas de marketing eletrônico, os profissionais de mercado estão atingindo níveis de interação com seus clientes baseados em relações cada vez mais confortáveis e convenientes para seus clientes atuais e potenciais, garantindo assim a satisfação e relacionamentos contínuos com os clientes.



Pelo seu teor prático e versátil a Internet se enquadra, em todas as categorias e pode trazer resultados positivos à empresa que a utiliza.
Na propaganda e promoção de vendas:
Podemos utilizar os espaços das mídias sociais (Twitter, Facebook, Orkut, a rede de vídeos Youtube).
Como exemplo citamos diversas empresas que têm usado o microblog Twitter para anunciar promoções e descontos com exclusividade para seus clientes-"seguidores" e somente depois passam a divulgar nos outros canais.
Assim como preços especiais para compradores on-line (ex: companhia aérea).

Relações Públicas, Marketing Direto e Venda Pessoal:
As redes sociais também tem sido utilizadas para acompanhar o estilo de vida das pessoas, pois é possível traçar um perfil de consumo através das comunidades que uma pessoa participa. Como marketing direto podemos citar o crescimento do e-commerce onde registra-se um crescimento a cada período. Nesse canal as empresas costumam oferecer descontos e preços diferenciados em relação às lojas físicas. Através do e-mail a pessoa responsável por relações públicas pode alcançar diversos canais de divulgação para seu produto/serviço de forma rápida e eficaz.




Site escolhido: www.voegol.com.br


A Gol possui um excelente site de compra de passagem: voegol.com.br

FUNCIONALIDADE - Seu "layout é claro, limpo e de fácil acesso. Podemos perceber que o site foi devidamente planejado, levando em consideração as necessidades reais do internauta: Preço, viagem (destino e origem), data e número de passageiros. Todas estas informações são levadas ao internauta de forma rápida, ágil, fácil, funcional e principalmente segura. O site disponibiliza um rodapé com várias informações sobre a empresa, dentre elas, a Política da Empresa e Segurança.

NAVEGABILIDADE - A Gol deixa claro que a empresa se preocupa com os clientes online, assim como com a confidencialidade e integridade do relacionamento entre empresa e e seus clientes.
Um exemplo claro disto é a empresa se colocar à disposição para clientes especiais, como clientes com deficiência auditiva. A Gol disponibiliza um número de telefone para estes casos. Outro exemplo de diversidade e ampla abrangência é a possibilidade de visualizar o site em outro idioma, ou seja, passageiros podem optar por acessar o site em espanhol ou inglês,o que aumenta o "leque" de clientes on line da empresa e sua credibilidade.

USABILIDADE - Neste site, podemos não só realizar a compra de passagem de forma segura e fácil, mas também navegar e acessar às promoções exclusivas para clientes on line, incluindo horários especiais de promoção, marcação de assento e alteração ou cancelamento de compra assim como acessar as diferentes parcerias com empresas de aluguel de carro e hotéis.
Percebemos que a companhia aérea se preocupa com os clientes, faz manutenção frequente ao site e oferece inúmeras vantagens ao internauta, demonstrando assim ser um exemplo claro de um bom site de navegação para e-commerce.



PROJETO ELABORADO POR:
Bruno Fortuna
Marilia Magalhães
Juciara Cruz

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