quarta-feira, setembro 30, 2009

MARKETING DIGITAL

Esta análise entra no lugar dos vídeos:


PONTO FRIO
1. Análise Situacional da Empresa

Descrição da empresa:

A Globex Utilidades S.A. é atualmente a segunda maior rede varejista com foco em eletro-eletrônicos e móveis do Brasil em termos de receita líquida. A empresa opera sob a marca “Ponto Frio”, consolidada ao longo de 62 anos de operação. Oferece produtos de diversas categorias - Áudio, Cinefoto, Informática, Linha Branca, Móveis, Portáteis, Telefonia e Vídeo -, bem como serviços agregados - garantias, seguros, recargas, listas de casamento e revelação de fotos -, que funcionam como instrumento de fidelização.

A empresa dispõe tanto de lojas físicas, com um total de 437 lojas espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste (Bahia – com formatos de lojas diferenciadas chamadas de Ponto Frio Digital), como canais virtuais de vendas, que são Internet, Televendas, Atacado e Venda Corporativa.
Por intermédio do Banco Investcred, em parceria com o Unibanco, também oferece produtos e serviços financeiros para seus clientes, como empréstimos.



Breve histórico:

O Ponto Frio foi fundado em 1946, na cidade do Rio de Janeiro, quando Alfredo João Monteverde apostou na importação e venda de produtos como máquinas de costura e refrigeradores. Surpreendendo o mercado, o jovem empresário deu aos brasileiros a oportunidade de terem acesso ao conforto, segurança e tecnologia, que outros países do mundo já há tempo desfrutavam.
Os produtos importados, especialmente os eletrodomésticos, despertaram o interesse dos consumidores de tal maneira, que acabaram determinando a necessidade de abertura de uma loja para exposição das novidades e para a satisfação de suas necessidades de consumo.
Dentre os produtos importados, o refrigerador americano "Cold Spot" obteve tanto sucesso nas vendas e aceitação dos consumidores, que a empresa que tinha a razão social de Globex Importação e Exportação Ltda passou a ser conhecida como Ponto Frio - nome fantasia criado a partir de uma simples tradução do nome Cold Spot.
Nascia naquele momento uma empresa de eletrodomésticos do varejo nacional: o Ponto Frio. Ao longo de sua trajetória o Ponto Frio tornou-se uma empresa sólida e inovadora, conquistando a fidelidade de seus consumidores, o respeito do mercado, e a admiração de seus colaboradores.

2. Análise do Público –alvo:
O mercado-alvo do Ponto Frio hoje é a classe A-, B e C+, de ambos os sexos, com idade de 25 a 45 anos com estilo de vida mais descolado e antenado com o mundo, e adepto a tecnologia. Ou seja, pode-se dizer que é uma “classe média” que aprecia tecnologia.
Geograficamente este público está mais concentrado na região Sudeste, onde há uma maior parte da população destas classes sociais.

3. Análise da Concorrência:

Atualmente o principal concorrente do Ponto Frio na área de tecnologia, na categoria de vídeo, é a Fast Shop (considerando apenas lojas físicas). Além da Fast Shop, existem outros concorrentes como: Casas Bahia, Ricardo Eletro, Insinuante, Magazine Luiza, Casa e Vídeo, dentre outros, que vêm crescendo bastante com o passar dos anos. Como exemplo deste crescimento pode-se citar a chegada da Ricardo Eletro ao Rio de Janeiro em agosto de 2008 e a Magazine Luiza com a abertura de 50 lojas em São Paulo em outubro de 2008.
Segundo ranking da Gazeta Mercantil o MKT Share do Ponto Frio é de 11,5%, atrás apenas das Casas Bahia, com 35,3%. A tabela abaixo mostra o ranking dos maiores varejistas no setor de lojas de departamento e eletrodomésticos:

Com relação a varejos eletrônicos, os principais concorrentes são: Fast Shop, Americanas.com, Submarino, Magazine Luiza, Extra.com e Wal-Mart.


Diferenciação e vantagens sobre a concorrência

Com relação às vantagens competitivas, o Ponto Frio possui as seguintes:

Escala e posição de destaque - permite estreitar o relacionamento com fornecedores e, conseqüentemente, oferecer preços atrativos para seus clientes.

Tradição no mercado, sólida reputação e amplo reconhecimento da marca - possui uma marca amplamente reconhecida atuando há 62 anos, com alta penetração em todas as classes sociais e conseqüente baixa rejeição pela marca. Oferece transparência em relação a sua situação financeira por ser uma companhia com ações negociadas na BOVESPA desde 1996.

Localização estratégica nos principais centros de consumo no País e elevada abrangência logística – por estar presente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País, possui acesso ao mercado consumidor dos Estados com maior representação no PIB brasileiro. Para atender esta demanda sua logística conta com 7 centros de distribuição e 5 centros de distribuição avançados estrategicamente localizados, que possuem sistemas de informações integrados às lojas, permitindo uma gestão eficiente dos estoques e um abastecimento dos pontos de venda em tempo hábil.

Amplo portfólio de produtos e serviços financeiros competitivos - oferece, diretamente e por meio do Banco Investcred, opções atrativas de crédito aos seus clientes, principalmente no financiamento das vendas a prazo. Oferece ainda o cartão de crédito Ponto Frio Flex (bandeira Mastercard), que é um instrumento de fidelização e relacionamento com os clientes.

Experiência de compra e foco no atendimento ao cliente – o foco principal da companhia está em prestar sempre o melhor serviço, oferecer preços competitivos e produtos de alta qualidade, além das melhores condições de pagamento, visando assegurar aos seus clientes uma experiência única de compra e buscando sua fidelização.

Equipe experiente de administradores - os administradores da Globex têm vários anos de experiência na gestão de negócios de varejo e correlatos, assim como a gestão de grandes empresas de capital aberto.




Benefícios valorizados pelos Clientes:

As atividades e relações internas e externas do Ponto Frio são norteadas pelos seguintes princípios:
O Respeito ao ser humano - na pessoa de nossos clientes, colaboradores e fornecedores, será uma prática permanente. Respeitaremos as diferenças e características pessoais, certos de que um tratamento digno, ético e transparente será a melhor forma para alcançarmos nossos objetivos maiores.

Foco nos clientes: direcionaremos consistentemente as nossas ações aos clientes externos e internos, antecipando suas necessidades, respeitando os compromissos assumidos e excedendo suas expectativas, através da melhoria contínua dos processos, produtos e serviços.

Informalidade: nossas relações pessoais internas serão pautadas pela informalidade e cordialidade, sem perda da seriedade e dignidade, de forma a manter, permanentemente, um ambiente de trabalho saudável, amistoso e produtivo.

Comprometimento: estaremos comprometidos com a busca da excelência, a austeridade e o cumprimento de nossas promessas e responsabilidades, demonstrando, sempre, um alto grau de profissionalismo em nossas posturas e ações.

Senso de urgência: Reconhecemos a necessidade permanente de buscarmos resultados e níveis de qualidade e produtividade sempre crescentes, através da prática da inovação e senso crítico em nossas estratégias, processos e ações no dia-a-dia, para alcançarmos e mantermos nossa posição de liderança nos segmentos de mercado onde atuamos.

A Criatividade e a iniciativa serão estimuladas e reconhecidas, criando-se oportunidades, acolhendo e patrocinando processos e atividades que possibilitem o aproveitamento do potencial de todos os colaboradores.

Espírito de equipe: conscientizaremos nossos colaboradores para mantermos um forte Espírito de Equipe em nossos trabalhos e relações, num clima de confiança, reconhecimento e motivação, participando do estabelecimento de nossos objetivos e metas, encorajando-os na superação de desafios e na busca consciente de melhores resultados.


Principal problema enfrentado pela empresa:

No tocante às lojas físicas, o Ponto Frio atende quase todas as regiões do Brasil, com exceção apenas da Região Norte e Nordeste, nesta última possui lojas apenas no Estado da Bahia. Estas regiões podem adquirir os produtos apenas através da Internet ou Televendas pagando uma taxa de frete.


Principais previsões para o Futuro:

Positivo - Comercializar, de forma rentável, produtos das melhores marcas e serviços associados, fidelizando os clientes através da excelência no atendimento.

Negativo - NAO FOI ENCONTRADO.



Objetivos para os próximos 5 anos

SER reconhecidos pelos consumidores como a primeira opção no varejo, na satisfação de suas necessidades e sonhos de consumo, superando suas expectativas e assegurando sua fidelidade com excelência no atendimento. Consolidarmos a liderança de mercado, fortalecendo nossa marca, utilizando os diversos canais de vendas, com uma imagem de alta credibilidade, transparência e de ética.
Fortalecer, cada vez mais, a parceria com nossos fornecedores, por reconhecer a sua importância para o sucesso de nosso negócio. Assegurarmos aos nossos acionistas o aumento do valor da empresa, com lucratividade, crescimento e uma imagem empresarial de inovação, solidez e excelência.
Proporcionar aos nossos colaboradores um ambiente de trabalho saudável e produtivo, participação no desenvolvimento e resultados da empresa. Desempenhos superiores, competência e comprometimento serão reconhecidos e recompensados.

Através da Fundação, continuarmos a desenvolver programas sociais voltados para melhoria da qualidade de vida dos nossos colaboradores e da comunidade. Reconhecemos os esforços e desafios que teremos de enfrentar para alcançar essa posição, mas acreditamos profundamente que podemos realizar esse objetivo. Por acreditar nessa Visão, nós a divulgaremos em toda a nossa organização e a compartilharemos com nossos clientes, colaboradores, amigos e parceiros.





Sobre o site:

O site É interessante, com bastante informação, mas ao mesmo tempo ela acaba ficando poluído, são muitas informações que fazem o consumidor se perder, as ofertas da página principal, são misturadas, e dados importante como o telefone do televendas e do atendimento ao cliente ficaram por último, quase no rodapé da página.


PROJETO ELABORADO POR:
MARINA BLANC

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