terça-feira, setembro 22, 2009

Marketing Digital

AV 1

Questão 1

Baseado em experiências anteriores de compra (hábitos de consumo) os profissionais de Marketing, focados no meio digital, podem comprar espaços publicitários em sites relacionados com suas ofertas, utilizar o google para melhorar a colocação de seu site na lista de resultados, cadastrar seus clientes e enviar newsletter mediante autorização, opt-in. Desta forma, o cliente se sente respeitado, recebendo somente o que julga relevante, sem ações invasivas de Marketing.

Questão 2

O surgimento da Web representou uma nova fronteira profissional para diversos setores. À época do seu "estouro" comercial, jornalistas, publicitários, designers, escritores, redatores, fotógrafos, além é claro de programadores, e webmasters e demais especialistas afluíram ao mercado, criando e desenvolvendo empresas com os mais variados objetivos.
Com o tempo, o capital de risco, utilizado para fundar e fazer operar as primeiras empresas afastou-se, levando-as à falência. Foi a chamada "bolha".
Hoje o cenário mostra-se diverso, com investidores cautelosos, grandes corporações investindo com bastante cuidado e uma imensa legião de profissionais freelancers atendendo seus clientes diretamente.


Não há como caracterizar a world wide web como canal de propagandas, marketing direto, promoção de vendas, relações internacionais ou venda pessoal. A www é a fusão de todas essas atividades. Propaganda, porque permite propagar qualquer produto ou serviço. Promoção de vendas e marketing direto, porque possibilita o e-commerce. Venda pessoal, porque cada um vende/oferta seus serviços através da rede. Portanto, não há como enquadrar a www em somente uma categoria, o correto é reconhecer que todas estas atividades compõem a world wide web.

Questão 3

Site: http://apple.com
Este site possui todos os elementos que fazem dele um site atraente.
Contexto, conteúdo, comunidade, customização, comunicação, conexão e comércio.
O site possui um layout clean, o texto, as imagens, som e vídeo não poluem a visualização e não dificultam a navegabilidade. Os usuários comunicam-se para trocar experiências de consumo. Mesmo sendo um site só, ele se adapta às preferências individuais de cada usuário. Caso você envie um e-mail, o tempo de resposta é de até 24h. Sua capacidade de gerar transações comerciais se dá de forma segura, tranquilizando os usuários envolvidos em processos de compra. Além de tudo isto, outros fatores de navegabilidade estão em conformidade no site:
Ajuda, Dúvidas Freqüentes ou FAQs; Campo de busca; Número de Cliques; Identificação dos links; Localização do usuário; Mapa do Site; Menu.

Questão 4

Por que Marketing? - Já postado.

Grupo:

Daniel Kauffmann
Sérgio Nelson Maciel da Silva
Viviane Alexandrino Nogueira

Nenhum comentário: